24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Especialista financeiro dá dicas para usar a crise e crescer financeiramente

Em tempos de vacas magras, muitas empresas e empreendedores começam a questionar sobre como manter seus negócios de pé sem perder seus resultados de curto e longo prazo, assim é preciso repensar estratégias e elaborar um bom plano que possa servir de válvula de escape.

Para o investidor e consultor financeiro César Augusto Karam, o primeiro passo é ter uma boa gestão financeira, já que esse controle permite ao administrador conhecer a atual situação da sua empresa e dados consistentes para projeção de novos cenários com o objetivo de manter os ganhos da empresa e honrar os compromissos assumidos com clientes e fornecedores.

“O primeiro passo é cortar despesas pois isto está totalmente no controle do empreendedor. Em princípio, é possível substituir funcionários terceirizados ou freelancers remotos. Em relação ao aluguel de espaço, é possível renegociar ou migrar o negócio para um local menor. Dependendo da atividade talvez seja possível até mudar para trabalho home Office. Por fim, é possível negociar novos preços com fornecedores. Além disso, também é necessário inovar e buscar possíveis novos clientes, agregando algo que antes não agregava”, pondera o consultor financeiro.

O Brasil está passando por um momento delicado devido a pandemia que está atacando e englobando diversas crises socioeconômicas. Nesse cenário, grandes, médias e pequenas empresas estão no mesmo barco, mas as menores empresas possuem maior dificuldade de recursos. Porém, de acordo com o empreendedor, é mais fácil mudar a rota de algo pequeno do que de algo grande. “Um diferencial que os grandes não conseguem ter e que pode ser explorado é a capacidade de um atendimento personalizado para seus clientes por exemplo”, ressaltou o especialista.

E crise é sinônimo de oportunidade, pois é o momento que nos reinventamos para buscar saídas para resolver os nossos negócios, só basta saber identificá-las e para isso pesquisar na internet é fundamental, como explica o investidor. “Uma boa forma de se observar novas tendências é através da ferramenta Google Trends, apesar de muitas demandas que antes eram altas caírem, há sempre novas demandas”, finalizou.

Sobre César Karam

César Augusto Karam, ou apenas Karam, como ele próprio prefere ser chamado é formado em administração de empresas e graduando em direito, e com especialização na área de investimentos, Karam é estudioso da Bolsa de Valores e tem pleno conhecimento sobre esse mercado. Karam possui também o CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), que é um reconhecimento obrigatório para profissionais que atuam no mercado financeiro. Hoje, apenas cerca de 700 pessoas no Brasil possuem a qualificação.

Créditos de: Divulgação / MF Press Global

spot_img