Amazonas Notícias

Especialistas da SES-AM são homenageados na ALEAM em alusão ao Dia do Dermatologista

Na manhã desta terça-feira (20/02), 21 médicos da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), foram homenageados na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), em alusão ao dia do Dermatologista que foi celebrado no dia 5 de fevereiro. A solenidade reuniu médicos, autoridades e convidados.

Dos 21 homenageados, sete especialistas são da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e os demais da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham).

Para a Dra. Mayara Pinheiro, idealizadora da homenagem, o evento foi uma oportunidade para celebrar o Dia do Dermatologista e destacar a importância desses profissionais para a população amazonense.

“Eu enxerguei de perto as dificuldades que esse profissional enfrenta. Especialmente em tentar levar esses profissionais para o interior, seja numa caravana do próprio Alfredo da Matta, do Tropical, de levar as equipes sem custo adicional para as prefeituras para fazer os diagnósticos de hanseníase, lobo micoses, principalmente dessas micoses profundas que a gente só tem aqui na nossa região. Eles precisam de recursos, incentivo, de transporte, insumos. Hoje eu resolvi fazer essa homenagem justa”, destacou a deputada.

A Dra. Rima Raad, médica dermatologista e preceptora do curso de especialização em dermatologia da FMT-HVD, ressaltou a importância da homenagem como reconhecimento ao trabalho da Fundação, referência no controle de endemias dermatológicas no Estado, no Brasil e no mundo.

“A gente sabe que a dermatologia é a especialidade médica que tem mais doenças, mais de 3 mil doenças nós atendemos Lá no Hospital Tropical, nós atendemos as doenças que são negligenciadas, que são muitas vezes esquecidas por grande parte da população, mas não são menos importantes”, disse a médica.  

O Diretor-Presidente da Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia “Alfredo da Matta”(FUAM) Dr Carlos Chirano, lembrou a história da instituição que lidera, quando os profissionais atendiam os pacientes com hanseníase na linha de frente da doença.

A Dra. Mayara Pinheiro concluiu a solenidade afirmando que a homenagem, além de celebrar a data, também serviu como plataforma para discutir a importância da dermatologia e buscar melhorias para a área.

FOTOS: Thiago Freire / SES-AM

Relacioandos