24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Especialistas se reúnem no Inpa para discutir a leishmaniose cutânea em conferência internacional

A Conferência é uma iniciativa inédita na região Norte do Brasil e espera-se impactar o interesse da comunidade técnico-científica e o interesse das agências de financiamento do governo federal e dos governos estaduais para investimentos em pesquisas

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

A partir da próxima segunda-feira (10), especialistas de várias partes do mundo estarão reunidos no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus (AM), para debater sobre a leishmaniose tegumentar (cutânea e mucocutânea), uma doença negligenciada por não despertar o interesse das indústrias farmacêuticas e com alta incidência na região Norte do Brasil.

A 1ª Conferência Internacional em Leishmaniose Cutânea na região amazônica acontecerá no Auditório do Bosque da Ciência, em período integral, e prosseguirá até a próxima quinta-feira (13). Veja a programação no site do evento www.iccleish.com.

Durante os quatro dias de conferência serão promovidas 35 palestras, conferências, debates, apresentações de trabalhos, painéis e minicursos sobre o assunto visando discutir diretrizes e novas perspectivas de pesquisas na área de inovação e tecnologia desta doença negligenciada, principalmente, no que se refere ao diagnóstico, tratamento, prevenção e combate à leishmaniose.

A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira (10), a partir das 18h, seguida da conferência do Dr. Edgar Marcelino de Carvalho, da Fiocruz, às 19h, e na sequência as homenagens.

Com o tema central “Um olhar para a leishmaniose cutânea na região amazônica – mais de meio século de uso do antimônio pentavalente!” (droga usada no tratamento da doença), a Conferência apresentará 11 temas com palestrantes principais em cada uma das sessões, possibilitando a participação de alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área de saúde a aplicarem seus conhecimentos em leishmaniose cutânea.

“O assunto é de relevante importância mundial por ser uma discussão que envolve uma doença negligenciada e que pode ser encontrada em diversos países do mundo”, diz a presidente da 1ª Conferência Internacional em Leishmaniose Cutânea, a pesquisadora do Inpa, Antonia Maria Ramos Franco, do Laboratório de Leishmaniose e Doença de Chagas.
De acordo com Franco, a Conferência é uma iniciativa inédita na região Norte do Brasil e espera-se impactar o interesse da comunidade técnico-científica e despertar o interesse das agências de financiamento do governo federal e dos governos estaduais para investimentos em pesquisas e na formação de recursos humanos.
Segundo dados de estudo sobre estimativa global das Leishmanioses, realizado pelo professor Jorge Alvar e colaboradores, publicado na PLOS One em 2012, cerca de 220.000 casos humanos são notificados por ano em 98 países, sendo que o Brasil, ao lado do Afeganistão, Colômbia, Irã, Síria, Etiópia, Sudão (norte), Costa Rica e Peru, juntos contribuem com cerca de 70% a 75% da incidência total de leishmanisoe cutânea. Na América Latina a maior incidência de casos da doença ocorre no Brasil.
A leishmaniose é transmitida pela picada da fêmea do inseto flebotomíneo infectado e pode ser cutânea (feridas na pele) ou visceral (ataca vários órgãos internos). Ambas as formas clínicas têm evolução crônica. A forma visceral é fatal quando não tratada e algumas formas cutâneas podem causar grandes deformações. Circulam no Estado do Amazonas quatro espécies do agente etiológico causador da doença cutânea humana dentre as sete na região Norte do País, assim como, no Brasil.
De acordo com dados do Portal Saúde do Governo Federal, em 2013 foram notificados 18.226 casos, sendo que a região Norte apresentou 8.407 registros, o que representa 46,2% do total. O Amazonas é o segundo colocado com 1.429 casos (16,9%) ultrapassado pelo Pará com 3.058 casos (36,2%).
Palestrantes
Durante a Conferência serão feitas homenagens aos pesquisadores Jorge Arias, Ralph Lainson (in memorian) e ao pesquisador do Inpa, Roberto Naiff. Dentre os palestrantes convidados, estão confirmadas as participações de Andriy Grafov e Iryna Grafova (Universidade de Helsinki/Finlândia); Peter Epen Kima (Universidade da Flórida/EUA); Lynn Soong (Universidade do Texas/EUA); Byron Arana (Drugs for Neglected Diseases Initiative/DNDi); Renan Antonialli (BD Biosciences/Brasil) entre outros.
Também serão palestrantes Mauro Marzochi, Yara Maria Traub-Cseko, Alberto Davila, Armando Schubart, Hooman Momen, Benjamim Gilbert (Fiocruz-RJ); Edgar de Carvalho, Manoel Barral Neto e Gabriel Grimaldi (Fiocruz-BA); Pierre Alexandre dos Santos (Universidade Federal de Goiás); Bartira Rossi Bergmann (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Fernando Tobias Silveira e Lourdes Maria Garcez dos Santos (Instituto Evandro Chagas); (Universidade Federal da Bahia); JJ.Shaw e Eunice Galatti (Universidade de São Paulo); Jan Carlo De Lorenzi (Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP); Joelle Rode, do Drugs for Neglected Diseases Initiative (DNDi), Bernardino de Albuquerque (FVS, AM) dentre outros.
Apoio
A Conferência recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS); da Fundação Oswaldo Cruz/AM, do Drugs for Neglected Diseases Initiative (DNDi); da Biotec Controle Ambiental; da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs);
Também recebe o apoio da Sociedade Brasileira de Parasitologia; do National Institute of Health; University of Helsinki, Kansas Sates University, entre outras.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui