27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Espetáculo de dança ‘Agô’ retorna aos palcos nesta sexta-feira, 18, com novos bailarinos, figurinos e cenografia

Objetivo é levar ao público a reflexão sobre temas como violência e discriminação contra povos indígenas e negros

É com o pedido de clemência e proteção divina diante de problemas sociais como violência, intolerância religiosa e a discriminação contra povos indígenas e negros, que o espetáculo de dança ‘Agô’ retorna nesta sexta-feira, 18, aos palcos da capital. Ao todo, serão quatro apresentações divididas entre o Centro Cultural Usina Chaminé e o Teatro da Instalação, ambos no Centro de Manaus.

Para os dias, o ‘Agô’ surge abordando novos casos de violência contra negros e povos indígenas noticiados, recentemente, pelos jornais mundo a fora. Além disso, o trabalho contará com novos bailarinos e recebeu novo incremento na coreografia.

“A gente traz novo figurino, novos bailarinos, uma cenografia nova, tudo isso para tentar aproximar o espectador dessas situações tão complicadas que a gente vê no dia a dia, não de uma forma brusca, mas de uma forma poética e artística. O espetáculo está um pouco mais enxuto, mas com uma nova dinâmica de coreografias e movimentações. Outra novidade, são as pinturas corporais dos bailarinos que serão feitas por indígenas da tribo Sateré Mawé”, ressaltou o diretor do espetáculo, Cairo Vasconcelos.

“O nosso grande objetivo é levar ao público a reflexão sobre as temáticas, e fazer com que o espectador saia do espetáculo com olhar diferenciado para essas situações”, disse ainda. A intervenção de dança ‘Agô’ possui 45 minutos de duração e será performado por seis bailarinos no palco.

Em cena, os artistas utilizam figurinos, adereçagem na linguagem Afro e reproduzem movimentos característicos da cultura indígena. A atuação poética faz com que o público adentre nas diversas situações ali apresentadas, e com isso, traz a reflexão sobre problemas sociais como racismo, intolerância, violência e discriminação vigente ao longo dos séculos.

O trabalho, realizado pelo Menina Miúda Produções Artísticas, foi contemplado na categoria Dança do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. Vale ressaltar que todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção a Covid-19 serão adotados como a limitação de público em 50% da capacidade do teatro.

FICHA TÉCNICA

Bailarinos: Emília Pontes; Laura Melo; Iessa Ferreira; Igor Nogueira; Klaiverth Melo e Thaysson Castro

Direção e Concepção Cênica: Cairo Vasconcelos

Coreógrafo: Wilson Lima

Ensaísta: Everton Castro

Maquiagem: Eugênio Lima

Figurino: Dione Maciel

Produção: Emília Pontes

Fotografia: Ingrid Anne

Assessoria de imprensa: Karol Rocha

Marketing: Ana Clarissa Cavalcante

Designer: Andiy Carvalho

Staffs: Greyce Carlos, Ruan Viana, Pabi Xavier e Eduardo Cardoso

Grafismos: Amadeu Sateré e Arte Chopinho

SERVIÇO

O que: Espetáculo de dança ‘Agô’

Datas: dias 18 e 19 no Centro Cultural Usina Chaminé e dia 23 no Teatro da Instalação, ambos localizados no Centro de Manaus

Horário: às 19h30 nos dias 18 e 19 e no dia 23, serão duas sessões nos horários de 18h e às 19h30

Custo: Gratuito

spot_img