24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Espetáculo de rua chega para apresentações em temporada das Olimpíadas em Manaus

Por muito tempo o ofício de vendedor, ou como eram chamados na época: mascates, cumpria uma função essencial para a humanidade, pois eram suas longas viagens que conectavam povos e cidades distantes. É recuperando essa ideia que o Coletivo Nopok traz a Manaus o espetáculo ‘Carrilhão’, com apresentações nos dias 3, 4 e 5 de agosto, montado pelo grupo do Rio de Janeiro em 2015, e que circula pelas cidades que recebem as Olimpíadas em 2016 por meio do prêmio ‘Funarte – Cena aberta de Circulação’, viabilizado pelo Ministério da Cultura.

O espetáculo trazido a Manaus fala dos mercadores de todos os tempos e lugares. Pontua o valor das trocas e dos encontros que se estabelece nas negociações. Mais do que o simples atoe de compra e venda, o ofício do mascate foi a conexão entre as pessoas, um espaço de construção de imaginário anterior à velocidade dos computadores e da energia elétrica. E é isso o que Carrilhão trará para as ruas da capital amazonense.

O Nopok foi criado em 2007 e é formado pela dupla Daniel Poittevin e Fernando Nicolini. O grupo se dedica a construção de uma linguagem própria dentro do universo do circo e da comicidade. Para Diego Batista, responsável pela produção local das apresentações, o grupo inova na forma com que mescla esses diversos elementos cênicos “Os recursos que o Daniel e o Fernando trazem à cena tornam-se mais ricos do que aparentam ao serem colocados em apresentações de rua, construindo uma dinâmica própria com o público presente”, pondera Diego.

A trajetória do Nopok evidencia aspectos centrais para a construção do seu repertório de espetáculos e números, como a mistura de linguagens e de habilidades, o contato direto com o espectador e a capacidade de adaptar-se a diferentes espaços e ocasiões. No Pocket – Um espetáculo para todos os bolsos (2009); Deslizes (2013); e Carrilhão (2015) são as montagens que fazem parte do repertório do grupo e que marcam diferentes momentos de sua trajetória,tanto em termos de investigação e pesquisa como em termos de gestão. Após a passagem por Manaus, o grupo segue ainda para Belo Horizonte (de 7 a 9 de agosto), Brasília (12 a 14 de agosto) e São Paulo (20 e 21 de agosto).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui