29.05.19 22º Festival Amazonas de Ópera na Fundação Doutor Thomas. Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

Uma manhã de encanto lírico deixou os idosos da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas emocionados, nesta quarta-feira, 29/5, após a apresentação do 22° Festival Amazonas de Ópera com o espetáculo “Mulheres da Ópera”. O evento aconteceu nas dependências da FDT, no bairro Nossa Senhora das Graças, com duração de 45 minutos.

O espetáculo foi realizado pela Prefeitura de Manaus, numa parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e trouxe no elenco seis cantoras dos Corpos Artísticos do Estado, interpretando mulheres emblemáticas de importantes obras do mundo operístico, visando destacar a presença feminina no universo da ópera, além de propor uma análise sobre como as mulheres são representadas.

Segundo o diretor cênico do espetáculo, Francis Madson, 34, o espetáculo pretende fazer a inclusão dos lugares com públicos que não teriam acesso a essas produções. “A apresentação para os idosos cumpre a função da arte como objeto revolucionário, ao permitir o acesso de um público que, normalmente, não a receberia. A iniciativa visa sensibilizar plateias, divulgar o evento e permitir o acesso a um tipo de arte que só atingiria quem vai ao Teatro Amazonas”, frisou o diretor, acrescentando ainda o prazer para ele e para as cantoras em realizar a apresentação na instituição.

Para a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, esses eventos melhoram a autoestima dos idosos e os deixam mais felizes. “É com imensa alegria que recebemos o espetáculo ‘Mulheres da Òpera’. Proporcionar momentos de descontração aos idosos é muito importante, pois os mantém felizes e ativos. Quero agradecer a todos os envolvidos pela realização desta linda apresentação, que além de mostrar a importância de mulheres fortes, deixou lembranças únicas e sorrisos de gratidão”, destacou, acrescentando que a música é de extrema importância para a terceira idade porque resgata memórias, sendo um tratamento complementar de doenças e eficaz na manutenção das funções cognitivas, autoestima e sociabilização.

Elenco

O espetáculo tem elenco formado pelas sopranos Carol Martins, Elane Monteiro, Mirian Abad e Raquel de Queiroz e pelas mezzo-sopranos Kelly Fernandes e Yana Stravaganzzi, que contam com o acompanhamento do pianista Pedro Panilha. A concepção, o roteiro e a direção cênica são de Francis Madson e a direção musical do maestro Marcelo de Jesus.

Texto – Thamiles Moutinho / FDT

Foto – Nathalie Brasil / Semcom