27.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Espetáculo virtual da UEA, ‘Roque Severino’ estreia no dia 16 de dezembro

Projeto reúne sete docentes e mais de 20 estudantes do curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade

O espetáculo “Roque Severino: todo dia morre gente que antes nem vivia”, produzido por professores e alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem estreia confirmada para o próximo dia 16 de dezembro, no portal MeVer (www.mever.com.br), parceiro do projeto.

A peça é livremente inspirada nas obras “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), e “O Berço do Herói”, de Dias Gomes (1922-1999), com adaptação para uma dramaturgia atualizada em relação às questões sociais e ambientais da região amazônica.

A obra surgiu a partir de pesquisa lançada pelo projeto de extensão Arte & Comunidade da UEA, juntamente com o portal MeVer, em comemoração pelos 21 anos da morte destes autores, que legaram contributos exponenciais para a dramaturgia brasileira. Ambas as peças figuraram de forma adaptada na televisão brasileira e contaram com uma difusão em escala nacional e internacional, possibilitando o avanço da pesquisa na linguagem da interpretação híbrida entre teatro e televisão.

O espetáculo agrega profissionais do teatro com sólida experiência, bem como promove a inclusão de jovens talentos. Estão articulados em rede quase 30 artistas das áreas de interpretação, manipulação de formas animadas, produção e mídias.

Prevenção à Covid-19 – Instigados pelas questões centrais e atualidade presente nas respectivas dramaturgias, profissionais do teatro formaram um coletivo em virtude do isolamento social imposto pelo Covid-19. Esses artistas encontraram na mensagem contida nessas obras inquietações significativas e pulsantes que julgaram ser pertinentes para atualizar e ressignificar esses clássicos de maneira contemporânea e trazê-los à cena amazônica.

A estreia e a circulação do espetáculo teatral respeitam as medidas de isolamento social e, por isso, serão realizadas de forma totalmente on-line, voltados para o público jovem e adulto. Participam do elenco do espetáculo Alice Toledo, Dimas Mendonça, França Vianna, Gislaine Pozzetti, Iely Costa, Iogan Montefusco, Jade Cascais, Leandro Lopes, Eduardo Oliveira, Kelly Vanessa, Lucas Macedo, Maycon Barão, Nath Diniz, Paulo Tiago de Souza, Rafaela Monteiro, Vitoria Silva e Victória Muller. A sonoplastia é de Guto Martins.

Além da estreia, o projeto realizará duas oficinas formativas e três rodas de conversa, totalizando seis apresentações até 20 de dezembro. O espetáculo “Roque Severino: todo dia morre gente que antes nem vivia” foi contemplado no Edital nº 002/2020 – Concurso-Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc – Teatro.

Montagem – O espetáculo tem direção artística de Guilherme Carvalho, integrante do Laboratório de Formas Animadas da Universidade de Brasília (Lata/UnB) e fundador do portal MeVer (www.mever.com.br). A direção musical tem assinatura de Diogo Cerrado, músico, arte educador e compositor.

As oficinas serão ministradas pelos professores: Amanda Ayres, Guilherme Carvalho, Francenilza Viana, Gislaine Pozzetti, Davi Lopes, Mariana Libório e Ítalo Almeida. Assinam a produção Gislaine Pozzetti, Jackeline Monteiro e Camila Gaspar. O projeto de comunicação é de Guto Martins, Maria Hagge e Vítor Lima.

O projeto tem coordenação geral da professora Amanda Ayres e direção de palco, coordenação do núcleo de sonoridades e musicalidades, preparação vocal e coordenação de comunicação do professor Luiz Augusto Martins.

Conta com produção executiva da professora Gislaine Pozzetti, coordenação de escrita criativa da professora Fátima Souza, direção de artes de máscaras e de bonecos da professora Vanessa Bordin, com consultoria da professora Francenilza Viana, na perspectiva da pesquisa histórica no contexto amazônico. A iluminação da obra é do professor Jhon Weiner de Castro.

FOTO: Divulgação

spot_img