26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Espírito Santo – Governador compara paralisação da PM a chantagem

Espírito Santo/Governador/PM

Sem policiamento, o Espírito Santo chegou nesta quarta-feira (8) ao quinto dia consecutivo de medo e insegurança. A situação teve início na última sexta-feira (8), quando mulheres, familiares de policiais, passaram a impedir os militares saírem dos quartéis para patrulhar as ruas. Desde então, em todo o estado, tem se registrado um alto número de assaltos, tiroteios e saques a comércios. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis, até o momento, já foram registradas 87 mortes violentas.

Licenciado do governo do Estado desde a última sexta-feira (3), quando realizou uma cirurgia para retirada de um tumor na bexiga, o governador Paulo Hartung, concedeu entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira. Ao lado do governador em exercício, César Colnago, e do secretário de Segurança, André Garcia, Paulo Hartung criticou a paralisação da polícia e caracterizou o protesto como um sequestro a liberdade da população. “Se nós capixabas, se nós brasileiros não enfrentarmos isso de frente é hoje aqui, amanhã no resto do Brasil. Isso é chantagem. Isso é chantagem aberta. Isso é a mesma coisa que seqüestrar a liberdade, o direito do cidadão capixaba e cobrar resgate. Não pode pagar resgate. Nem pelo aspecto ético, nem por uma questão, que é fundamental na vida dos brasileiros, que é a Lei de Responsabilidade Fiscal.”

Ainda na coletiva, o governador em exercício César Colnago, afirmou que um possível reajuste aos policiais militares não será concedido neste momento.

Para tentar conter a onda de crimes, o estado conta com a ajuda de 1200 homens do Exército e da Força Nacional de Segurança. Além disso, segundo César Colnago cerca de 500 policiais militares já voltaram aos trabalhos.

Até o momento, por conta da insegurança, várias linhas de ônibus na Grande Vitória estão sem circular. Escolas e faculdades estão fechadas, assim como alguns postos de saúde, bancos e shoppings.

Reportagem, João Paulo Machado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui