27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Esquenta do Boi Manaus e Passo a Paço reúnem 47 mil no fim de semana

Mais de 47 mil pessoas circularam pelo Centro Histórico de Manaus e pela Ponta Negra no fim de semana, durante os dois eventos promovidos pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), para as comemorações do aniversário de 346 anos da cidade.
Somente na região do Centro, 31 mil pessoas visitaram a segunda edição do Passo a Paço, sendo 15 mil no sábado e 16 mil no domingo. O projeto de ocupação cultural da região reuniu, no mesmo local, música, dança, teatro, exposições e gastronomia. Muitas famílias marcaram presença na praça Dom Pedro II, incluindo as novas gerações que ainda não conheciam os monumentos abrigados no entorno do Paço do Liberdade. O prefeito Arthur Virgílio Neto participou dos dois dias de evento. “Foi uma alegria muito grande caminhar por esta região histórica e ver essa movimentação no centro da cidade. Foi mais uma vez um evento de sucesso”, disse.

Já a Ponta Negra foi palco da última noite do ‘Esquenta do Boi Manaus 2015’ e reuniu 16 mil pessoas no domingo, 18, até o fim das apresentações, às 22h. David Assayag e Sebastião Jr, que se apresentaram juntos no palco do Anfiteatro, protagonizaram um momento histórico e foram os responsáveis por segurar a multidão até o final. Esta é a primeira vez que a praia Ponta Negra abriga a festa tradicional de aniversário da cidade.

“Pensamos o calendário de eventos do mês de Outubro justamente para agregar todas as manifestações artísticas que marcam a nossa cultura. Este é o momento de nos apresentarmos como o diferencial que carregamos na culinária, artes plásticas, dança, música e folclore. Não por acaso resgatamos uma área histórica da cidade e levamos parte da festa para um dos nossos mais significativos cartões-postais. Ambos receberam e recebem a presença de muitos turistas”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

Atrações nacionais

A atração nacional “Silêncio Total – Vem chegando o palhaço” reuniu aproximadamente 600 pessoas, nas duas sessões realizadas, no sábado e domingo, no Palco Arena, montado com vista para o rio Negro. Na pele do palhaço Xuxu, o ator global Luiz Carlos Vasconcelos arrancou gargalhadas das crianças e adultos que assistiram ao espetáculo. Passaram ainda pelo palco o mágico Wiliam Reis, o musical Flicts, o espetáculo teatral Dragão de Macaparana e o La Salle Cia de Dança.

Outro convidado que mobilizou o público foi o chef Guga Rocha, estrela do Programa da Tarde (Record) e do Homens Gourmet, do canal Fox. Alguns estudantes de gastronomia aproveitaram para colher dicas. “Estou encantado com o mundo de sabores que experimentei aqui, principalmente das frutas”. O chef Thomas Troisgros, filho do chef Claude Triosgros, francês radicado no Brasil, também experimentou as iguarias servidas durante nas barracas participantes do Passo a Paço.

No total, 29 chefs ofereceram um cardápio variado de doces e salgados, além de comidas com ingredientes regionais. Quatro foods trucks levaram para a praça os já famosos hambúrgueres artesanais, que fazem sucesso entre o público, e cinco foods bikes de churros, brownie e cocktail também exploraram a criatividade para atrair os clientes.

Na avaliação do diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o Passo a Paço repetiu o sucesso da primeira edição, levando ao Centro Histórico pessoas de todas as idades que se integraram ao local. “Foi uma receita que deu certo. Ver essas famílias ocuparem o Centro, diante de diversidade cultural e gastronômica, é uma das motivações que temos para incluir o Passo a Paço no calendário oficial de comemorações do aniversário de Manaus. Além disso, temos a possibilidade de atrair turistas e divulgar a nossa cultura”.

Música e fotografia

Dez atrações passaram pelo Palco Música, o principal. No domingo, 18, os shows ficaram por conta da banda Soda Billy, do instrumentista Tiago Silva, que também se apresentou no dia anterior, BM Beatles Cover e da banda 00:00, encerrando a noite de shows. No sábado, 17, passaram pelo palco o cantor Junior Rodrigues, Márcia Novo e os rockeiros da Official 80.

Quem visitou o Passo a Paço também pôde conferir a exposição “Onde Passo?”, que reuniu 24 fotografias do Centro Histórico de Manaus, selecionadas no concurso realizado pela Manauscult e que trouxe um olhar diferenciado sobre o centro histórico da cidade, apresentado ao público com a curadoria do artista plástico Óscar Ramos.

Boi Manaus

Sebastião Jr. (Garantido) e David Assayag (Caprichoso) mostraram um pouco do que o público poderá esperar do Boi Manaus 2015 nos próximos dias 23 e 24. Eles emocionaram as torcidas dos dois bumbás ao se apresentarem juntos.

Para a festa estão sendo preparados trios elétricos que farão o circuito Itaúba, na zona Leste, no dia 23, a partir das 18h, e na Ponta Negra para a grande comemoração, a partir das 19h.

O servidor público Alberto Barros, que participou do Esquenta no domingo, levou a família para assistir as apresentações ainda “contrariado” por conta da localização. “Como moro próximo ao Sambódromo, não gostei da ideia inicial, mas quando cheguei aqui, vi que foi uma ótima iniciativa trazer essa festa para a orla do rio Negro. Acho que é uma grande oportunidade para levantar a cultura do boi-bumbá novamente. A segurança e a organização também foram muito boas”, disse.

PROGRAMAÇÃO
BOI MANAUS

CIRCUITO ITAÚBA 23/10
18h – 18h50 Leonardo Castelo
19h – 19h50 Renato Freitas
20h 20h50 – Márcia Siqueira
21h – 21h50 – Prince do Boi
22h – 22h50 – P. A. Chaves
23h – 23h50 – Klinger Araújo
00h – 00h50 – Tony Medeiros
1h – 1h50 – Edilson Santana
2h – 2h50 – Carlos Batata
3h – 3h50 Junior Paulin

CIRCUITO PONTA NEGRA 24/10
19h – 19h50 – Carrapicho
20h – 20h50 – Canto da Mata
21h – 21h50 – Carlinhos do Boi
22h – 22h50 – Arlindo Jr. (Marujada)
23h – 23h50 – Israel Paulin (Batucada)
00h – 00h50 – David Assayag
1h – 1h50 – Sebastião Jr.
2h – 3h30 – Show (Corre Campo/ Brilhante/ Garanhão)

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui