27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Estácio promove discussão sobre a influência da cultura africana e indígena na formação da sociedade brasileira

A Estácio Amazonas promove nesta quarta-feira, 10, o “I Simpósio de Direitos Humanos, Culturas Afrobrasileira e Indígena e Meio Ambiente”. O evento pretende chamar a atenção para três questões muito importantes: a defesa dos direitos humanos, a miscigenação cultural do povo brasileiro, alertando para o preconceito contra negros e índios, e a proteção ao meio ambiente. Alunos de todos os cursos da faculdade podem participar do simpósio.

Segundo o coordenador de extensão da Estácio Amazonas, Fabiano Marinho, o simpósio mostrará a contribuição das culturas africana e indígena na formação da cultura brasileira. “Os livros de história falam dessa influência, porém, o ponto de vista europeu sobre a formação da sociedade brasileira ainda prevalece. É isso que precisamos discutir”, alertou.

O coordenador ressalta que somente em 2003 foi criada uma lei que estabelece a inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, da matéria “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. “Demoramos muito para inserir no dia-a-dia dos alunos a nossa própria história”, ressaltou. Para Fabiano, o preconceito contra os negros e índios, noticiados com frequência na mídia poderia ser muito menor se todos conhecessem de fato a origem da sociedade brasileira. “Essas culturas seriam muito mais valorizadas”, destacou.

Durante o simpósio, estudantes do curso de Nutrição e Pedagogia estarão realizando a “I Feira Gastronômica: A Influência das Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Culinária Brasileira”. Além da degustação de comidas típicas, como tapioca e vatapá, os alunos ainda vão explicar as influências dessas culturas na culinária local.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui