O trabalho de descompactação e nivelamento do gramado do Estádio Carlos Zamith, o Estádio do Coroado, na zona leste de Manaus, começou na manhã desta nesta sexta-feira, 12 de dezembro. O trabalho é supervisionado pela Fundação Vila Olímpica (FVO) e executado pela empresa Greenleaf Gramados, que também é responsável pela manutenção do campo da Arena da Amazônia.

De acordo com o diretor-presidente da FVO, Aly Almeida, o trabalho será finalizado segunda-feira, 15, com a adubação da grama. “Em trinta dias o campo estará pronto para receber as primeiras partidas do Campeonato Amazonense de 2015, em condições ainda melhores do que já era”, ressaltou Almeida, informando que o prazo foi dado pela empresa Greenleaf e que neste período não haverá nenhuma atividade no estádio que envolva o uso do campo.

Os trabalhos executados pelos técnicos da empresa são dois tipos diferentes de cortes, descompactação e nivelamento do terreno e por fim a adubação da grama. O processo é realizado com uso de maquinário específico para cada tarefa. Inicialmente o corte vertical movimenta a grama em profundidade e a camada mais superficial do solo. Depois o corte rotativo poda a grama na altura ideal para a descompactação do solo, que posteriormente será nivelado com areia, num processo chamado top dressing.

Após o nivelamento do campo a grama será adubada e terá o crescimento monitorado para assegurar o sucesso do trabalho e o bom resultado final. De acordo com a empresa Greenleaf, que além de Manaus cuidou do campo de outros seis estádios usados na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, a manutenção é necessária para manter e melhorar sempre o padrão do gramado dos campos do Governo do Amazonas.

Na terça-feira, 16, está programado o início da manutenção do gramado do campo da Colina (Estádio Ismael Benigno). Em cada estádio serão usados equipamentos específicos, além de 30m3 de areia e 300kg de fertilizantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here