Take a fresh look at your lifestyle.

Estado de Pernambuco envia para o Amazonas 200 concentradores de oxigênio

-publicidade-

Os equipamentos serão distribuídos na capital e para 49 municípios do interior

Na tarde deste domingo (17/01), o Governo do Amazonas recebeu 200 concentradores de oxigênio, sendo 100 doados pela Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco e 100 pela Secretaria Municipal de Saúde de Recife. O material chegou em uma aeronave da Azul, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste de Manaus.

Ao todo, 49 municípios do Amazonas receberão os 200 concentradores. A quantidade foi dividida entre os municípios das calhas do Alto Solimões (52 concentradores), Purus (17 concentradores), Rio Negro (24 concentradores), Médio e Baixo Amazonas (32 concentradores), Rio Madeira (16 concentradores), Triângulo (22 concentradores) e entorno de Manaus e Alto Rio Negro (37 concentradores).

Para o secretário de Estado da Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, a doação dos equipamentos é um apoio importante para os atendimentos de pacientes com quadro moderado na capital e no interior. Ele explica que o critério de distribuição dos concentradores para os municípios ficou por conta da logística de cada cidade.

“Os concentradores podem ser utilizados para quem precisa de oxigenioterapia”, afirma o titular da pasta. “Vamos enviar um número maior para os municípios que têm dificuldade de acesso e poucos cilindros disponíveis para os pacientes”.

Os equipamentos doados pelo Estado de Pernambuco fizeram parte do estoque proveniente dos hospitais de campanha que foram desativados no Estado. Os concentradores oferecem auxílio para os pacientes que utilizam máscara de ventilação não invasiva (VNI) sem a necessidade de respiradores.

FOTO: Divulgação/SES-AM

-publicidade-