27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Estelionato contra idosos aumenta 23%

De janeiro a abril deste ano, 122 idosos foram vítimas de estelionato em Manaus. O número corresponde a um aumento de 23,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 99 casos do crime contra pessoas da terceira idade.

Na tentativa de alertar a população e reduzir o número de vítimas, a titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (Decci), delegada Andrea Nascimento, avisa que não se deve aceitar orientações e até mesmo a aproximação de estranhos. Idosos devem andar, preferencialmente, acompanhados.

“Mesmo que tenha alguma dificuldade quando estiver utilizando o caixa eletrônico, a orientação é que não aceitem ajuda de estranhos. O ideal é que quando um idoso vá fazer algum tipo de transação bancária, sempre vá acompanhado de um familiar ou uma pessoa de sua confiança. Muitos idosos têm vida independente, andam sozinhos, mas devem buscar se proteger, não aceitando informações ou até a aproximação de estranhos”, alertou a delegada.

Golpes – De acordo com dados da Decci, entre os principais tipos de golpes envolvendo idosos estão as abordagens nas proximidades de caixas eletrônicos – nas quais o infrator oferece ajuda e aproveita a vulnerabilidade do idoso para enganá-lo – ou os golpes conhecidos como do “bilhete premiado” e da “baluda”.

O golpe do bilhete premiado é aquele no qual um infrator se aproxima de um idoso e diz que tem um “bilhete lotérico premiado”, mas que precisa daquele valor urgente e que não pode esperar para receber o prêmio. Com esse argumento, o infrator vende o falso bilhete premiado por um valor abaixo do suposto prêmio e concretiza o estelionato.

Já no “golpe da baluda”, o infrator coloca uma nota de dinheiro envolta de vários papéis do mesmo formato e tamanho, compondo um bloco de papel que imita uma grande quantia de dinheiro e o deixa cair no chão, próximo do idoso. O idoso, na tentativa de ajudar, sem saber que se trata de um golpe, acaba pegando o bloco de papel e o entrega para o infrator que finge ser um cidadão comum.

“Neste momento, o infrator age como se fosse dar uma recompensa para o idoso e pede para segurar a sua bolsa ou seus pertences e concretiza o golpe: ou consegue retirar dinheiro, documentos de dentro da bolsa ou apenas sai correndo com a bolsa”, contou a titular da Decci, Andrea Nascimento.

A delegada orienta os idosos a não pegar, em hipótese alguma, papeis caídos no chão que pareçam ser dinheiro em espécie. “Informe alguém que o dinheiro caiu e saia. Não aceite nenhum tipo de possível recompensa pelo ato. Isso é um golpe muito antigo, mas do qual muitas pessoas ainda não têm conhecimento”, disse.

Denúncias – Idosos vítimas de estelionato ou de outros crimes podem registrar os casos na Delegacia do Idoso, localizada na Rua 23, s/nº, Parque 10, na zona centro-sul de Manaus. Denúncias também podem ser feitas no número (92) 3214-5800 – número direto da Especializada – ou no 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

FOTO: Erlon Rodrigues/SSP-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui