24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Estimativa é de 224 mil casos de Covid-19 no Amazonas, alerta deputado

O deputado Sinésio Campos (PT) voltou a cobrar a imediata instalação de hospitais de campanha para auxiliar no combate à pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, nas regiões do Alto Rio Negro e Alto Solimões. O parlamentar apresentou, em 7 de maio, requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) para indicação ao Governo Federal, via Ministério da Saúde, de medidas urgentes para a construção de dois hospitais, com abrangência nas comunidades indígenas nos municípios de Tabatinga (distante 1.106 km de Manaus em linha reta) e São Gabriel da Cachoeira (distante 850 km da Capital em linha reta).

“O Governo Federal tem de se posicionar a respeito da urgência de construção dos hospitais. O requerimento foi aprovado e encaminhado ao Ministério da Saúde. Portanto, o Amazonas exige uma resposta. Mesmo porque nessas regiões já existe a presença do Exército Brasileiro e trata-se de fronteiras com Peru, Colômbia e Venezuela. Portanto já se faz tarde e o Governo Federal ainda não se manifestou.”, cobrou.

A cobrança foi feita em pronunciamento, durante a Sessão virtual da Aleam, na manhã desta quinta-feira (14), quando o deputado também apresentou proposta para que seja encaminhada indicação ao Governo do estado para pagamento de auxílio emergencial aos povos indígenas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica enquanto perdurar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de Covid-19.

“Temos números assustadores, já ultrapassamos a 15 mil casos de infectados. Para se fazer o cálculo, na verdade, é preciso multiplicar por 14. O que eleva a estimativa para 224 mil casos. Também já ultrapassamos a casa dos mil óbitos e nas últimas 24 horas foram registradas 48 mortes decorrentes da pandemia”, alertou.

O parlamentar afirma ser necessária a implementação de medidas urgentes devido a exposição das diversas etnias que habitam o estado do Amazonas e que o modo de vida comunitário que caracteriza os povos indígenas, pode facilitar uma rápida propagação da Covid-19 na região, caso não haja controle na profusão de contaminação e a prevenção apropriada que assegurem a saúde e a vida dos povos indígenas.

O município de São Gabriel da Cachoeira abriga a maior concentração de diferentes etnias indígenas do país. Tratam-se de 20 nações indígenas, que representam mais de 75 por cento da população do município de 45 mil habitantes. “Caso essa ação não seja imediata para a instalação de hospitais, para o atendimento das pessoas infectadas, a doença vai avançar e dizimar boa parte de etnias indígenas, por se tratar de pessoas mais vulneráveis à doenças transmitidas por vírus como a gripe. Inclusive o prefeito, de origem indígena, de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Moreira Saldanha, contraiu a Covid-19 e teve de ser transportado com urgência para tratamento em Manaus”.

Sinésio Campos também ressalta que a construção dos hospitais seja fundamental para minimizar os impactos da Covid-19, a fim de reduzir a curva epidêmica do Estado que se encontra em ascensão e o iminente colapso, do sistema público de saúde, pode e deve ser evitado a partir de ações concretas.

“Eu entendo que o Governo precisa intensificar campanha para que as pessoas permaneçam em casa. E o auxílio emergencial deve chegar a todos, inclusive aos indígenas, para que as pessoas possam se manter. Dessa forma, como está caminhando vou continuar a cobrar ações dos governos para os hospitais no Ato Rio Negro e Solimões. Trata-se de mais de 700 etnias no Amazonas que estão ameaçados de dizimação diante da pandemia que avança em todo o Estado. Tendo em vista que esses povos são frágeis para uma simples gripe. E, o Governo do Estado também precisa tomar medidas céleres em relação aos municípios. Se já há dificuldades na Capital, imaginem o caos que está se instalando nos municípios”, concluiu.

Texto: Assessoria do Deputado

spot_img