Cerca de 90 jovens do Centro Literatus (CEL), finalistas do curso Técnico em Automação, do Programa Mediotec, do Governo Federal, tem conhecido linhas de produção de empresas locais. A visita técnica tem como objetivo a elaboração de um projeto prático de final de curso, que será apresentado para uma banca examinadora, incluindo profissionais do segmento e gestores dos empreendimentos visitados.

Segundo o coordenador Márcio Gonçalves, a atividade proporciona aos estudantes o aprendizado além da sala de aula e ainda os aproxima da realidade profissional. “Estimula o estudante para que ele coloque em prática o aprendizado durante o processo de sua formação vivenciando a realidade dentro das empresas”, comentou.

Entre as empresas visitadas pelos estudantes está a Label Press, que atua no segmento gráfico em Manaus. “O mais interessante foi visualizar como é o funcionamento de máquinas e uma linha de produção, como tudo é feito com organização, qualidade e flexibilidade”, comenta a jovem Jhenifer Andrade, de 17 anos, que está motivada em seguir carreira e continuar se profissionalizando na área de automação.

O profissional do curso técnico em Automação atua no projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

Recém-formados no ensino médio regular em escolas públicas de Manaus, os jovens finalistas do Técnico em Automação tiveram a oportunidade de cursar ao mesmo tempo o curso técnico, e em breve estarão aptos para entrar no mercado de trabalho.