27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Estudantes da rede pública do Amazonas conquistam medalha de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Os estudantes da rede pública estadual do Amazonas, Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira, da Escola Estadual Almirante Barroso, em Manaus; e Yanca Fragata dos Santos, da Escola Estadual Gentil Belém, no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), conquistaram medalha de ouro na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, nas categorias “poema” e “crônica”, respectivamente.

Neste ano, com o tema “O lugar onde vivo”, a competição foi organizada em quatro categorias, nas quais os estudantes inscritos discorreram, na forma de texto, sobre o tema proposto. Cada categoria correspondeu a um gênero literário específico.

De iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, a Olimpíada é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). No Amazonas, a competição tem como entidade parceira a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC). Também são parceiros da iniciativa o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Medalhistas

Cursando o 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Almirante Barroso, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus, Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira, 10, conquistou medalha de ouro com o poema “Sovaco de Cobra”. Para ele, a medalha de ouro é motivo de muita alegria, por ter conquistado seu objetivo.

“Estou muito feliz por ter conquistado a medalha de ouro na olimpíada. Feliz por ter alcançado meu objetivo. Quando fiz o meu poema, nunca imaginei que fosse ter uma repercussão tão positiva, nem que iria ser premiado com o ouro”, contou o estudante.

Para Ângelo, a medalha de ouro veio graças ao apoio da sua professora, Eliane da Silva Chaves, da sua família e dos colegas da escola. “O apoio da minha professora, dos meus colegas e da minha família contribuíram muito para que eu conseguisse essa medalha de ouro”, afirmou.

Com o poema intitulado “Sovaco da Cobra”, o estudante buscou retratar um pouco da história da rua em que mora, no bairro da União, contando com a ajuda do avô Geó, para entender as origens dessa denominação. “O poema é uma homenagem à rua em que moro, no bairro da União, que é conhecida pelos moradores como ‘Sovaco da Cobra’. A ideia foi ressaltar o carinho que tenho pelo lugar e também é uma espécie de despedida, pelo fato de que com o Prosamim (Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus), alguns moradores serão retirados do local”, explicou Ângelo.

Segundo a professora e orientadora de Ângelo, Eliane da Silva Chaves, é uma enorme satisfação ter orientado a construção do poema do estudante. “Essa foi uma experiência única, ter orientado o Ângelo, que sempre foi um aluno maravilhoso, dedicado. Sempre gostei de trabalhar com poemas, pois eles alegram as crianças e é um privilégio muito grande ver esse resultado. Ele é o primeiro estudante do Amazonas a ganhar medalha de ouro nessa categoria. Estou muito honrada por ter acompanhado esse trabalho”, contou a professora, emocionada.

Destaque no interior no Estado 

A estudante Yanca Fragata dos Santos, da escola estadual Gentil Belém, no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), também conquistou medalha de ouro na competição, na categoria crônica, com o texto “O amanhecer (num dia inqualquer)”.

Outro destaque na competição foi o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental Irley Alves Gomes, 13, da Escola Estadual Francisca Mendes, localizada no município de Eirunepé (distante 1.159 quilômetros de Manaus). Com o texto “Gotas de alegria”, o aluno conquistou medalha de prata na olimpíada na categoria “memórias literárias”.

“O meu texto foi baseado em uma conversa que tive com a minha avó, em que ela me disse que gostava de tomar banho na chuva, na sua infância. Busquei enfatizar a felicidade de uma menina que se liberta dos afazeres domésticos quando cai a chuva”, explicou o aluno.

Para Irley, a conquista da medalha de prata na olimpíada é muito gratificante. “Mesmo que não tenha conseguido a medalha de ouro, estou muito realizado por ter representado o meu município, o meu Estado em uma competição nacional, além de ter tido a oportunidade de vivenciar uma realidade totalmente diferente do meu cotidiano e ter um texto meu publicado”, destacou Irley.

Professora Anne Helen Vieira | Amazonas Notícias
Professora Anne Helen Vieira

 

A professora de Irley, Anne Helen Vieira, que orientou o estudante durante toda a competição, falou da satisfação em ter orientado o trabalho e o orgulho pelo resultado obtido. “Vencer todas essas etapas da olimpíada e com um texto tão simples, uma homenagem do aluno à sua avó, foi muito bom. Como professora, no dia-dia, com todas as dificuldades que enfrentamos, é importante acreditar nos nossos alunos, nos talentos que temos. A missão do professor é descobrir o que de melhor a educação pode oferecer para as nossas crianças”, falou a professora.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui