25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Estudantes da rede pública estadual conquistam 73 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou a relação dos estudantes premiados na edição de 2016. No Amazonas, a rede pública estadual finalizou a competição com um total de 73 medalhas, sendo três de ouro, 14 de prata e 56 medalhas de bronze, além de 510 menções honrosas.

Direcionada às escolas da rede pública, a Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição nacional e é dividida em três níveis competitivos, abrangendo o ensino fundamental e o ensino médio. O objetivo da competição educativa é estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica.

Destaque com medalhistas

Um dos medalhistas de ouro na competição nacional foi o estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Brigadeiro Camarão Telles Ribeiro, no bairro São Lázaro, zona Sul de Manaus, João Pedro Vieira Barbosa, 14. Em sua terceira participação na OBMEP, o estudante já conquistou medalha de prata por duas vezes e uma menção honrosa.

Para João Pedro, o sentimento por conquistar o tão desejado ouro é de extrema felicidade. “Estou me sentindo muito bem, muito contente por esse resultado. No ano passado, consegui medalha de prata e pensei que cheguei bem perto da medalha de ouro e que com um esforço a mais poderia chegar lá. Estou muito satisfeito”, contou o estudante.

O resultado obtido, ainda segundo o estudante, é fruto do incentivo e da preparação que a escola Brigadeiro Camarão proporciona aos alunos. “Conquistei esse resultado porque tive muito incentivo da minha escola e também graças às aulas de reforço que temos aqui. Essa medalha me incentiva a querer me esforçar mais e conquistar mais prêmios na competição”, explicou João Pedro.

Além da medalha de ouro, os estudantes da escola Brigadeiro Camarão garantiram uma medalha de prata e sete de bronze, além de 13 menções honrosas. De acordo com o professor de Matemática da escola, Alexandre Duarte da Silva, que está entre os educadores que serão premiados na competição, o que garante um bom número de estudantes premiados em todas as edições da OBMEP é o trabalho diferenciado que a instituição direciona para a disciplina de Matemática.

“Temos sido destaque na OBMEP em todos os anos e isso se deve a um trabalho diferenciado que temos feito em relação à disciplina de Matemática. Nós incentivamos os alunos a gostarem da disciplina e os preparamos para essas competições através de material didático gratuito, aulas de reforço durante a semana e também nos finais de semana”, afirmou o professor Alexandre.

Determinação

O estudante do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista, no bairro Japiim, zona Sul, Raysson Cavalcante Vieira, 13, também é um dos medalhistas de ouro da competição. Para ele, esse resultado é mérito da sua determinação nos estudos e o apoio dos amigos e do seu professor de Matemática, que sempre o incentiva.

“Estou muito feliz com esse resultado. É a primeira vez na minha vida que participo de uma competição a nível nacional e já ter conseguido ouro é muito gratificante para mim. Sempre tive facilidade em aprender Matemática e isso contou muito nesse resultado, além de ter o apoio do meu professor e dos meus amigos da escola”, explicou o estudante, entusiasmado.

Além dos dois estudantes, o aluno Lucas Rafael Braga Nascimento, do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Marcantônio Vilaça II (CMPM 2), também é um dos medalhistas de ouro da OBMEP deste ano.

Interior do Estado

As escolas públicas estaduais localizadas nos municípios de Santo Antônio do Içá, Tefé, Boca do Acre, Itapiranga, Parintins, Maués e Coari também tiveram destaque na competição nacional. Os estudantes matriculados em escolas estaduais dessas localidades conquistaram 17 medalhas na OBMEP, das quais três foram de prata e 14 de bronze.

O estudante do 7º ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação de Tempo Integral/ Ceti Deputado Gláucio Gonçalves (Parintins), Geisel Carvalho Rabelo Junior, 12, conseguiu obter medalha de bronze na competição. Para ele, a medalha significa orgulho para sua escola.

“Estou muito feliz com esse resultado, pois pude orgulhar a minha escola. No ano passado, quando participei da OBMEP, recebi uma menção honrosa e me incentivaram a estudar mais para conquistar uma medalha. Agora que sou medalhista, pretendo continuar participando dessa competição, pois tenho aprendido muito”, ressaltou o estudante.

A relação completa com o nome de todos os estudantes medalhistas da OBMEP pode ser acessada no site: premiacao.obmep.org.br.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui