24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Estudantes da rede pública estadual conquistam 74 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

No Amazonas, premiação oficial ocorreu nesta sexta-feira (14)

A coordenação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) premiou nesta sexta-feira (14) os estudantes amazonenses medalhistas na competição nacional, dentre eles os 74 alunos medalhistas da rede pública estadual. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório Samaúma da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Com provas realizadas no ano de 2014, a décima edição da OBMEP mobilizou 18 milhões de alunos em todo o Brasil. Das 74 medalhas conquistadas pelos estudantes da rede pública estadual de educação do Amazonas, 61 foram de bronze, 12 de prata e uma de ouro, além de 415 menções honrosas.

Na escola estadual Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), localizada na zona centro-oeste de Manaus, os estudantes garantiram uma medalha de ouro, duas medalhas de prata e dez de bronze, além de 22 menções honrosas.

Para o estudante do 8º ano da escola, Yuri Macedo, 13, a conquista da medalha de ouro é fruto de seu esforço pessoal, associado à qualidade do ensino ministrado na rede pública. “Tenho bastante facilidade com os conteúdos da disciplina de Matemática, o que favoreceu meu desempenho na competição. Na segunda etapa da OBMEP a escola ofereceu um reforço para capacitar ainda mais os estudantes inscritos”, explicou Yuri, que já está classificado para a segunda fase da Obmep, que acontecerá no mês de setembro deste ano.

Preparação – Localizada no bairro São Lázaro, zona sul, a escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro também foi uma das unidades de ensino que alcançaram desempenho significativo na competição. No total, os estudantes conquistaram 12 medalhas, sendo nove de bronze e três de prata.

De acordo com o gestor da escola, Marcos Alvim, o resultado é mérito de toda a comunidade escolar, ao incentivar e preparar os estudantes para a competição. “Esse resultado é parte de um trabalho intensivo de motivação e preparação dos estudantes, já que mobilizamos todos os professores da disciplina de Matemática para coordenar aulas de reforço direcionadas aos conteúdos das provas. Estamos muito contentes com o desempenho dos nossos alunos e neste ano, pretendemos aprimorar o trabalho para alcançarmos, novamente, bons resultados”, ressaltou o gestor.

O estudante do 3º ano do ensino médio, André Victor Oliveira, aluno da escola estadual Brigadeiro João Camarão, 17, está entre o grupo de estudantes medalhistas. Segundo ele, a conquista é um reconhecimento pela dedicação aos estudos. “Para mim, é uma grande satisfação estar entre os medalhistas nessa competição, porque nós estudamos muitas horas por dia, não somente na escola, mas também em casa e quando vemos um resultado desses, ficamos muito contentes”, explicou André Oliveira, ao afirmar que o apoio dos professores em sua escola foi primordial na obtenção dessa conquista.

Premiação aos docentes – Além da entrega de medalhas e menções honrosas aos estudantes aprovados na 10ª OBMEP, professores da rede estadual de ensino foram premiados com tablet, diploma e assinatura anual da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).

Representando a escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, o professor de Matemática, Alexandre Duarte, foi um dos agraciados com o prêmio e falou sobre a importância da união entre a escola e a família no resultado. “Sabíamos que nossos alunos tinham competência para participar e para ganhar, por isso nos dedicamos a instruí-los e o resultado veio com a conquista das medalhas. Além do estímulo fornecido pela escola, o incentivo dos familiares foi fundamental nesse processo”, citou.

OBMEP – Direcionada a escolas públicas, a Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição nacional e é dividida em três níveis competitivos, abrangendo o ensino fundamental e o ensino médio. O primeiro nível abrange alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; o segundo por alunos do 8º e 9º anos e o 3º nível por estudantes do ensino médio.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui