As estudantes da rede pública estadual do Amazonas, Ana Beatriz Pereira dos Santos e Thereza Thalyta de Jesus Martins, que concluíram o ensino médio no último ano, respectivamente no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e escola estadual de tempo integral Petrônio Portela/Ceti Áurea Braga retornaram nesta semana a Manaus, após participarem no mês de janeiro do intercâmbio do Programa Jovens Embaixadores, pelo qual conheceram a realidade cultural e educacional de diversas cidades norte-americanas.
Nos Estados Unidos, as estudantes amazonenses selecionadas na edição 2015 do programa Jovens Embaixadores somaram-se a demais 48 estudantes oriundos de todos os Estados do Brasil.

Para participar do programa de intercâmbio, Ana Beatriz e Thereza Thalyta, ambas com 17 anos, concorreram com estudantes de todo o país e ganharam a oportunidade. Na excursão educacional, que é financiada anualmente pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil desde 2002, além de conhecer a cultura, os costumes e projetos na área de educação, as jovens apresentaram em vários fóruns, aspectos da cultura e identidade do povo amazonense.

No período de 9 a 31 de janeiro, Ana Beatriz da escola estadual Petrônio Portela participou de atividades em Washington D.C e também em Pensacola, no Estado da Flórida. Já Thereza Thalyta do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) esteve em Washington D.C e em Tulsa, no Estado de Oklahoma.

Experiência – Para Ana Beatriz, o intercâmbio foi uma experiência bastante enriquecedora. “O conhecimento adquirido durante a viagem é algo indescritível. A experiência com a viagem foi muito além do que esperava, já que me fez crescer como pessoa, além do conhecimento intelectual que adquiri. Tivemos a oportunidade de conhecer diversos centros de trabalho voluntário, escolas, pontos turísticos, além de projetos para implantar na nossa comunidade”, comentou a jovem.

Ana Beatriz, que em 2015 cursará Engenharia Florestal na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), contou ainda que a viagem reforçou um antigo sonho de estudar nos Estados Unidos. “Meu sonho sempre foi estudar nos Estados Unidos e essa viagem despertou ainda mais essa vontade”, destacou.

Já para Thereza Thalyta, que em 2015 cursará graduação em Relações Internacionais, o intercâmbio favoreceu a sua tomada de decisão e lhe proporcionou um grande conhecimento. “As minhas expectativas foram mais que superadas com essa viagem. Eu acredito que nós aprendemos muito mais do que esperávamos. O programa é uma grande oportunidade, uma troca de experiências muito positiva”, mencionou Thereza.

O programa – Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

No Amazonas o programa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O relato dos jovens brasileiros e suas percepções sobre a experiência de participar do intercâmbio do programa Jovens Embaixadores nesta edição de 2015 pode ser conferido no site: http://jes.embaixadaamericana.org.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here