27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Estudantes da zona Leste recebem os primeiros equipamentos eletrônicos da campanha

A Prefeitura de Manaus realizou nesta quarta-feira, 5/8, a entrega dos primeiros equipamentos eletrônicos, arrecadados por meio da campanha “Nem Um a Menos: Solidariedade que Acessa a Educação”, para alunos da rede municipal de ensino. No total, 15 estudantes da escola municipal Helena Walcott, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, foram contemplados.

A ação, executada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como objetivo incentivar a doação de aparelhos tecnológicos em boas condições de uso para alunos da rede municipal com dificuldades de acesso ao projeto “Aula em Casa”. Os alunos que receberam os aparelhos são do 6º, 7º, 8º e Educação de Jovens e Adultos (EJA) 4ª e 5ª fases.

A campanha, coordenada pelas Ocas do Conhecimento e Departamento de Gestão Educacional (Dege), da Semed, iniciou oficialmente em 13/7 e arrecadou até a última sexta-feira, 31, 14 itens eletrônicos entre televisores, tabletes, celulares, monitores, notebooks e mouses. A ação segue até o mês de novembro.

Segundo a diretora do Departamento Geral dos Distritos (DEGD) da Semed, Selma Trindade, com o início da pandemia, foi necessário elaborar um plano emergencial, para que a educação não parasse e os alunos não fossem prejudicados. Segundo ela, todas as ações foram pensadas em conjunto com a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt e contaram com o apoio do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

“Cuidar da educação, em meio à pandemia da Covid-19, é algo desafiador para o mundo inteiro, mas nós nunca pensamos em desistir. Toda a equipe da Semed, junto com a secretária Kátia, pensou de que forma agir na urgência e na mesma hora o prefeito Arthur Virgílio Neto decretou a suspensão das aulas presenciais. E assim elaboramos o ‘Aula em Casa’, em parceria com a Seduc (Secretaria de Estado de Educação), mas percebemos que alguns alunos estavam de fora do projeto, então a ideia da campanha ‘Nem um a Menos’, que precisamos da ajuda de toda sociedade, para que nenhum aluno seja prejudicado no seu processo de ensino e aprendizagem”, comentou Selma.

Para a coordenadora das Ocas do Conhecimento da Semed, Gina Gama, nenhum aparelho será descartado de forma errada no meio ambiente. “A Semed pede à sociedade em geral que doe aquele material que não é mais utilizado, mas que com certeza vai servir para os nossos alunos. Essa é uma campanha de cunho social e ambiental, porque o material que não poderá ser aproveitado terá o descarte correto, para não poluir o meio ambiente”, informou a coordenadora.

“Eu tenho internet em casa, agora vou usar o tablet para fazer pesquisas, acompanhar o ‘Aula e Casa’ e tirar as dúvidas com os professores”, informou o estudante Pablo Braga, 11, do 6º ano, que recebeu um tablet.

A dona de casa Mariza Ferreira, mãe do aluno, Jaymerson Ferreira Rodrigues da Silva, 13, 6º ano, também ficou satisfeita com a iniciativa. “Meu filho não estava conseguindo acompanhar as aulas e agora, com essa doação, ele vai conseguir. Isso é um incentivo muito bom para ele, nós não tínhamos recursos para comprar um aparelho. Agora ele vai fazer as atividades e também interagir com os colegas”, afirmou Mariza.

Doações

Além da sede da Semed, quem quiser doar aparelhos tecnológicos em boas condições de uso para alunos da rede municipal poderá também fazer a entrega nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) do órgão nos endereços abaixo.

– Sede da Semed (avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10 de Novembro).

– DDZ Sul (rua da Penetração, s/nº – Vila Amazonas – Parque 10 de Novembro);

– DDZ Oeste (avenida Desembargador João Machado, 3.785, Planalto);

– DDZ Norte (rua Torquato Tapajós, 1.009, bairro da Paz/ Flores);

– DDZ Centro-Sul (rua Jambo, 7, comunidade Baixada Fluminense, Cidade Nova 1);

– DDZ Leste 1 (avenida Autaz Mirim, 2.532, Armando Mendes);

– DDZ Leste 2 (avenida Cosme Ferreira, 5.798, Zumbi 1);

– DDZ Rural (rua Torquato Tapajós, 1.009, bairro da Paz/ Flores).

Texto – Érica Marinho / Semed

Foto – Altemar Alcântara / Semcom

spot_img