31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Estudantes embarcam para Festival SESI de Robótica

Delegação das Escolas SESI Amazonas, formada por 31 integrantes, embarca nesta quinta-feira, 5, para São Paulo (SP), onde participa, de 6 a 8 de março, do Festival SESI de Robótica. Além da competição principal, First LEGO League (FLL), o SESI/AM terá representantes nas disputas paralelas First Tech Challenge (FTC) e F-1 in Schools. O Festival vai ocupar o famoso Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, na capital paulista.

Operador oficial dos Torneios de Robótica da FLL, no Brasil, desde 2013, o Serviço Social da Indústria (SESI) tem participação efetiva no Festival por meio de suas escolas de todo o País. A competição busca soluções inovadoras para problemas do dia a dia da sociedade moderna desafiando estudantes de 9 a 19 anos em diferentes missões que têm como foco principal a programação de robôs autônomos.

Dentro do Festival, estudantes na faixa dos 12 aos 18 anos podem participar da competição FTC, onde o desafio é projetar, programar e construir robôs capazes de realizar tarefas. Nessa modalidade, o SESI Amazonas será representado pela equipe Team Prodixy, da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, do bairro São José, em Manaus. O FTC estimula nos estudantes o gosto por carreiras como matemática, engenharia, ciências e tecnologia.

Assim como o FTC, o programa F-1 in Schools (Fórmula 1 nas Escolas), passou a integrar o Torneio de Robótica em 2019. Na competição, estudantes do SESI na faixa dos 9 aos 19 anos têm que projetar, desenvolver e testar miniaturas de carros que devem de zero a 80 quilômetros em menos de 1 segundo. Na competição, o Amazonas estará representado pela equipe Apuema Korê, da Escola SESI Abrahão Sabbá, do município de Itacoatiara, a 269 quilômetros de Manaus.

No tradicional torneio First LEGO League, este ano batizado de City Shaper (cidade inteligente), os estudantes, com idades entre 9 e 16 anos, devem se sentir parte de uma comunidade em pleno desenvolvimento e apresentar propostas para ajudar a construir uma cidade cada vez melhor. Na competição, onde os participantes devem construir robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, o SESI Amazonas será representado pela equipe LEGO Master, da Escola Padre Francisco Luppino, do município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.

Na programação, que envolve 100 equipes de todo o Brasil, além das competições de robótica, constam as oficinas desenvolvidas pelo Programa Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI (ACESSE), com temas como: sistemas e cidades, ancestralidade e tecnologias, programação e algoritmos, e visualização de dados.

Para a superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, o Festival é um evento para toda a comunidade, que tem assim a oportunidade de conhecer diversos projetos para melhorar o mundo. “Além de ter uma parte da programação toda voltada para educadores”, disse ela.

Por meio do Seminário Internacional SESI de Educação, o evento irá reunir especialistas do Brasil e do mundo para discutir também metodologias educacionais voltadas para o trabalhador do futuro, com atenção especial à aprendizagem Steam, que envolve Ciência, Tecnologia, Artes e Matemática.

Veja programação completa do Festival SESI de Robótica:

· 1º dia- Sexta-feira (6)

8h às 11h- Check-in e credenciamento das equipes FLL, FTC e F1 in Schools.

9h às 17h- Seminário Internacional de Educação- Auditório Bienal.

13h- Abertura dos portões para visitação do público.

14h-Início das competições FLL, FTC e F1 in Schools.

14h às 17h- Conferência de Abertura- Erica Fessia (VP First), Pat Barnes (John Deere) e Jay Flores (Rockwell Automation).

17h30- Oficina ACESSE.

18h30- Fim das atividades do 1º dia.

· 2º dia- Sábado (7)

8h- Início das atividades e competições – FLL, FTC e F1 in Schools.

9h às 12h- Oficina ACESSE- Ancestralidade e tecnologias, com Rodrigo Bueno e Ricardo Brazileiro.

14h às 17h- Oficina ACESSE- Sistemas e cidades, com Isabela Prado e Sofia Galvão.

18h30- Fim das competições do segundo dia.

· 3º dia- Domingo (8)

8h- Início das atividades e competições- FLL, FTC e F1 in Schools.

9h às 12h- Oficina ACESSE- Programação e algoritmos, com Mônica Nador e Diego Cerqueira.

14h às 17h- Oficina ACESSE- Visualização de dados, com Vitor César e Bárbara Castro.

14h- Cerimônia de premiação FTC.

15h- Cerimônia de premiação F1 in Schools.

16h- Cerimônia de premiação FLL.

17h30- Encerramento.

Foto: Divulgação

spot_img