27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Estudantes inadimplentes poderão renegociar dívidas com o Fies

Foto: EBC

Os alunos que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, e estão inadimplentes terão a oportunidade de renegociar, a partir do segundo semestre deste ano, as dívidas junto à Caixa Econômica Federal.

De acordo com o Ministério da Educação, o fundo estudantil tem hoje 2 milhões e 700 mil contratos e um elevado número de 453 mil estudantes inadimplentes, todos sem chances de fazer esta negociação. No momento, este índice de devedores equivale a um débito total de R$ 10 bilhões com o fundo.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e as regras para a renegociação ainda serão definidas pelo Comitê Gestor do Fies. A previsão é que isso seja feito em agosto.

A alta taxa da inadimplência foi um dos motivos que fez com que o governo revisse essas regras do Fies. Em 2014, mais de 700 mil contratos foram firmados. Esse número caiu e agora, a previsão para este ano é de 100 mil contratos no chamado Fies público, bancado pelo governo.

Segundo o governo, a intenção agora é que o setor privado complemente a oferta com 210 mil vagas financiadas com recursos de fundos constitucionais regionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. Nessas modalidades, o risco de crédito é assumido pelos bancos.

Reportagem, Cintia Moreira

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui