25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Estudo de marcos históricos do Amazonas é realizado pelo Centro de Documentação e Memória da Imprensa Oficial

A poucos dias da comemoração do 127º aniversário do Diário Oficial do Amazonas, os trabalhos no Centro de Documentação e Memória seguem em ritmo constante. Dentre os serviços de catalogação e organização da história viva do Amazonas pelas páginas dos diários, há um trabalho grandioso sendo feito a muitas mãos.

O estudo dos marcos históricos do estado, documentados por meio de fontes seguras, é um deles. E, além disso, é uma marcante iniciativa da Imprensa Oficial do Amazonas (IOA) em fazer um resgate de memória e conta com uma equipe altamente capacitada fazendo isso acontecer.

Uma dessas pessoas é a arquivista Hemmilys Maia, coordenadora do Centro de Documentação e Memória, responsável pela organização do acervo da instituição, desde os livros até todas as edições do Diário Oficial.

De acordo com Hemmilys, este trabalho é importante para a sociedade e pode ser usado para as mais diversas atividades e funções. “Vejo como uma estratégia que, além de preservar a história presente nas edições do Diário Oficial, traz benefícios em âmbito nacional, regional e local. Este estudo institucional é ainda um incentivo às pesquisas de historiadores e estudantes que estejam interessados em períodos particulares da história do Amazonas e seus desdobramentos”, afirma.

Sobre o Centro de Documentação e Memória – A Imprensa Oficial do Amazonas, ao longo dos seus 128 anos de existência, reuniu um valoroso acervo histórico e cultural ligado ao estado e ao Brasil. O acervo recebeu o nome de Centro de Documentação e Memória sendo composto por materiais hemerográficos, onde se destacam os Diários Oficiais produzidos desde 1893, além do material bibliográfico com enciclopédias, coleções jurídicas, literários regional e nacional.

Localizado no prédio da Imprensa Oficial, fica a cargo do Centro a organização, a guarda e a conservação desses documentos. Garante-se, além do acesso, o direito à memória, promovendo pesquisas históricas que revelam e colocam em discussão a trajetória da Administração Pública estadual, o percurso das instituições, bem como as ações de homens públicos, sendo uma grande fonte de pesquisa para a sociedade, onde as informações devem estar disponíveis para acessá-las sempre que possível.

Os contatos podem ser realizados por telefone (92) 2101-7500 ou e-mail [email protected].

Foto: Divulgação/IOA

spot_img