24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Estudo revela estratégia no combate à pandemia através de teste sorológico

Estudo do neurocientista Fabiano de Abreu publicado em revista científica internacional pretende tranquilizar população e também servir como argumento num melhor método para combater a pandemia

O neurocientista Fabiano de Abreu lançou recentemente seu estudo publicado na revista científica International Brazilian Journal of Development sobre a importância dos testes sorológicos e de que forma eles podem auxiliar no combate à pandemia da covid-19.

“Meu estudo tem o intuito de orientar numa melhor estratégia para eliminar o vírus e ajudar no combate à pandemia, e o teste sorológico reduz o número de candidatos à vacina, além de tranquilizar as pessoas antes de se vacinar. Desta maneira a vacina chega a quem realmente precisa economizando não só a verba do governo como também conseguindo chegar a todos.”, explica.

Segundo Abreu, o artigo tem o intuito de explicar de forma sucinta como todo o processo funciona explicando cada conceito de forma detalhada. O teste sorológico permite saber quem já teve contacto com o vírus e, dessa forma ” conseguir adiar a toma da vacina facilitando o acesso aos demais”, explica, “imaginemos que estamos com escassez de doses em ambiente hospitalar, para os nossos profissionais de saúde, com o teste conseguimos distinguir quem já tem algum grau de imunidade para quem não tem e dessa forma garantir uma vacinação mais eficaz.”

Para o neurocientista, o teste sorológico tem também vantagens ao nível da saúde mental uma vez que permite aos indivíduos conhecer o seu estado atual.

“Só conseguimos travar a propagação com regras bem definidas e, qualquer ajuda por mais pequena que seja para alcançar a Imunidade de grupo mais rapidamente é bem vinda. Esse é o meu principal objetivo”, garante Abreu.

Fabiano de Abreu é doutor em neurociência e psicologia, mestre em psicanálise, diretor do Centro de Pesquisas CPAH e membro da Federação Européia de Neurociências. Nascido no Brasil e filho de imigrantes portugueses, é voluntário pelo exército português na ajuda em combate ao coronavírus.

Biografia curta

Fabiano de Abreu Rodrigues é doutor em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociência, com especialização em Propriedades Elétricas dos Neurônios e Neurociência em Harvard. Mestre em psicanálise e pós graduado em neuropsicologia e neurociências cognitiva, infantil, aprendizagem e neurolinguística. Pós graduado em antropologia, filósofo e jornalista. Especialização em Nutrição Clínica, neuroplasticidade e Riscos Psicossociais. Criou a Psicoconstrução, terapia com base na ancestralidade, também o tipo de Inteligência DWRI, um alto QI que desenvolve todas as regiões cerebrais sem interferências cognitivas, assim como diversos conceitos com base na inteligência.

Integrante da SPN – Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC – Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS – Federation of European Neuroscience Societies – PT30079.

E-mail: [email protected]

Diretor da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito

Em 2020, mais de 10 artigos científicos foram aprovados pelo comitê e publicados em revistas científicas internacionais, Qualis A e B.

spot_img