26.3 C
Manaus
segunda-feira, março 18, 2024

Etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros é lançada em Salvador

Competição acontece de 20 a 27 de outubro em Salvador

O lançamento nacional da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi realizado na manhã desta segunda-feira (17), no Gran Hotel de Stella Maris, em Salvador. Após 51 anos sem sediar o evento, a previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

O evento contou com a presença de secretários de estado, representantes de universidades públicas e privadas, federações esportivas, profissionais de educação física, atletas universitários e parlamentares estaduais e federais.

Na sua 67ª edição, a competição acontece em espaços esportivos de Salvador – como o Ginásio de Cajazeiras, a piscina olímpica da Bonocô, a quadra esportiva da Uneb/Cabula – e de Lauro de Freitas – Centro Pan-Americano de Judô e ginásios esportivos.

De acordo com o Governo da Bahia, uma importante inovação é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas modalidades.

Para Luciano Cabral, presidente da CBDU, o JUBs Bahia é uma proposta ousada. “Os organizadores não focaram apenas no período de realização do JUBs Fase Final. Eles criaram um programa de fomento do esporte universitário desde os Jogos Universitários da Bahia (JUBA) até o desenvolvimento do esporte universitário no interior, levando ações para cidades menores”, explica.

“A organização mostrou números significativos: 130 instituições de ensino superior e 410 mil atletas universitários no Estado. Eles querem dialogar com todos, estimulando a prática do esporte. O governo da Bahia tem como objetivo fazer a maior edicação do JUBs e nós da CBDU realmente achamos que será um evento com uma grande estrutura e de muita qualidade. Será um JUBs memorável”, completa.

JUBs Fase Final

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina.

Em seis dias de competição, serão realizados jogos em 14 modalidades esportivas: basquete 3×3, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos FIFA, League of Legends e do JUBs acadêmico.

A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos (Sudesb).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui