25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Euler Ribeiro faz palestra na Amazonprev e alerta servidores sobre envelhecimento saudável

Em palestra realizada na quinta-feira (21/11), na Fundação Amazonprev, o médico Euler Ribeiro falou sobre envelhecimento humano e a mudança de hábitos para obter mais qualidade de vida para o alcance da longevidade. A atividade faz parte da programação do “Mês da Qualidade” da instituição previdenciária estadual e tem como tema “100 anos de Qualidade – A Colaboração faz a Diferença”.

Médico há mais de 50 anos, Euler Ribeiro falou sobre o processo de envelhecimento humano e as consequências para o corpo e a mente. Cuidados com a alimentação, prática de atividades físicas, mudança de hábitos e comportamentos foram alguns dos pontos abordados. Segundo ele, o brasileiro precisa se cuidar mais para envelhecer com qualidade.

“A expectativa de vida aumentou nos últimos 20 anos: são quase 10 anos de vida a mais. Isso significa que daqui a alguns anos a população idosa será maior de que a de jovens”, explicou.

O potencial nutritivo da região amazônica foi um dos temas que mais chamaram a atenção dos participantes. Dados obtidos por meio de pesquisas realizadas pelo médico mostram que uma dieta rica em legumes, peixes, ervas e frutas regionais e, especialmente o guaraná, estão entre os responsáveis pela alta expectativa de vida identificada no município de Maués.

Lá, 1% dos cerca de 62 mil habitantes ultrapassam os 80 anos de idade, e com muita disposição. Os resultados estão publicados no livro “Dieta Amazônica: saúde e longevidade”, escrito por Euler Ribeiro em parceria com a biogerontóloga Ivana Cruz, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.

“É uma honra para nós receber aqui o Dr. Euler Ribeiro. Além dos conhecimentos que vão nos ajudar a repensar a forma como nos alimentamos e cuidamos da nossa saúde, foi também uma grande oportunidade de rever uma pessoa importante para a história da Fundação”, destacou Miltonir Correa, diretor-presidente interino da Amazonprev, ao citar a passagem de Euler Ribeiro pela presidência do Ipeam, em 1999, órgão que fazia a análise das pensões, atividade que hoje é de competência da Amazonprev.

Ao final da palestra, o médico foi homenageado com a entrega de um bóton comemorativo de conquista do Prêmio Aneprem 2019, como a melhor Governança Corporativa entre os Estados da Federação.

FOTO: Divulgação/Amazonprev

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui