24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Evento celebra o Dia do Extensionista Rural

Foi realizado, nesta sexta-feira (04/12), um evento para celebrar o Dia do Extensionista Rural, na unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Manaus. A cerimônia reuniu técnicos, extensionistas e gerentes do Idam para comemorar a data e homenagear os profissionais que há 54 prestam serviços de extensão rural no estado.

O evento contou com a presença do Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Luiz Carlos do Herval Filho, que salientou a importância da extensão rural no Amazonas e o papel do extensionista no apoio às comunidades rurais. Para ele, o extensionista atua como uma ponte, conectando o produtor familiar às políticas públicas do estado.

“O mais importante para o serviço de extensão rural é ter humanidade, é conhecer a família que você vai trabalhar, poder ver em que contexto aquela família se insere e de que forma você pode ajudar essa família a prosperar com o fruto do seu trabalho”, disse.

O Dia do Extensionista Rural, instituído pela lei nº 12.386, em 03 de março de 2011, é comemorado no dia 06 de dezembro em todo o território nacional. No Amazonas, a extensão foi introduzida em 1966, com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Amazonas (Acar/AM).

Hoje, com 66 unidades locais, o Idam presta serviços de extensão rural em todos os 62 municípios do Amazonas. As ações desenvolvidas pelo Instituto são direcionadas para o desenvolvimento rural sustentável, focadas no aumento da produção de alimentos e matérias-primas e na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

Foto: Divulgação/Idam

spot_img