25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Evento debate ciência e apresenta revista Terceira Margem Amazônia

A Embrapa Amazônia Ocidental promove, nos dias 16 e 17 de junho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Workshop Produção Científica: Desafios da Pesquisa, Ensino e Extensão para a Sociedade Amazônica.O evento, destinado a pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação, tem como objetivo debater a produção científica na Amazônia e apresentar a 5ª edição da revista Terceira Margem Amazônia, elaborada pelo grupo de pesquisa Agricultura familiar, sustentabilidade e ruralidade.

Conforme o coordenador do evento e editor desta edição da revista Terceira Margem, pesquisador da Embrapa, Lindomar de Jesus de Sousa Silva, a publicação busca divulgar trabalhos oriundos de estudos, pesquisas e experiências sociais relacionados à Amazônia. A edição também pretende estimular o intercâmbio e o debate entre a comunidade acadêmico-científica e atores sociais, de forma a contribuir para a produção de conhecimentos sobre a região.

“A revista busca difundir e levar à comunidade informações que vão ajudar a resolver seus problemas. A produção científica é a forma pela qual se presta contas, mostrando os resultados e a relevância das pesquisas desenvolvidas. É com essa perspectiva que os organizadores da Revista Terceira Margem Amazônia promovem o evento, com propósito de apresentar a produção e realizar uma mesa-redonda para debater a produção científica na Amazônia”, explicou Lindomar.

Com 254 páginas, a revista Terceira Margem Amazônia conta com artigos, nota de pesquisa, resenhas, entrevista, debate e ensaio fotográfico, tendo como foco central os debates sobre a agricultura na Amazônia.

O Workshop Produção Científica: Desafios da Pesquisa, Ensino e Extensão para a Sociedade Amazônica conta com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ufam e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e acontece na Sala Copaíba, localizada no Centro de Ciências do Ambiente da Ufam. Os interessados em se inscrever no Workshop podem acessar http://questionario.cpaa.embrapa.br/index.php/216232

Programação
No primeiro dia, 16 de junho, o evento tem início às 14h, com a apresentação dos objetivos e motivações para a produção da revista Terceira Margem. No mesmo dia ainda acontecem palestra sobre produção científica, com o pesquisador da Embrapa, Alfredo Homma, apresentação da revista Terceira Margem, com Gutemberg Guerra, da Universidade Federal do Pará, assim como uma síntese das principais ideias, proposta e ações para continuidade da publicação da revista, entre outras apresentações.

No segundo dia de evento, 17 de junho, acontece a apresentação do formato digital da revista Terceira Margem, pelo analista da Embrapa, Marcos Salame, além de um debate sobre os desafios e estratégias para o avanço da produção científica no âmbito da agricultura familiar e a construção de uma agenda de produção de conhecimento e ação.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui