29.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Evento virtual da FVS sobre controle da malária durante pandemia reúne 400 participantes

Iniciativa ocorreu em alusão ao Dia da Malária nas Américas, comemorado nesta sexta-feira (06/11)

O desafio do controle da malária no Amazonas em tempos de pandemia de Covid-19 foi tema de evento virtual realizado na quinta-feira (05/11), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), com a presença on-line de 400 participantes. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia da Malária nas Américas, comemorado nesta sexta-feira (06/11).

Além de abordar a interferência que o enfrentamento à pandemia de Covid-19 teve na vigilância de atenção ao paciente com malária, a iniciativa também contemplou o debate sobre a importância da oferta do diagnóstico precoce para a eliminação da malária na Amazônia e as experiências no controle da doença, neste período de pandemia.

Como experiência bem sucedida das ações de prevenção, controle e eliminação do mosquito do mosquito Anopheles, o evento abordou as ações realizadas pelos municípios de Tefé e Atalaia do Norte.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, destacou a importância de enfatizar as ações de enfrentamento à malária mesmo durante o período pandêmico de infecção pelo novo coronavírus.

“O evento foi uma oportunidade para lembrarmos que é preciso que todas as ações de controle vetorial, busca ativa, oferta de diagnóstico precoce, tratamento adequado e ações de educação em saúde sejam mantidas e intensificadas”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Malária da FVS-AM, Myrna Barata Machado, com a pandemia e a necessidade de isolamento social como medida de prevenção à Covid-19, as ações de controle tiveram que ser reinventadas.

“Com a pandemia, as secretarias municipais de saúde tiveram que montar novas metodologias para que as ações de controle do mosquito Anopheles, que transmite a malária, fossem realizadas, e o evento também ajudou a compartilhar as experiências municipais”, disse Myrna.

Participaram do evento representantes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz); Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV); Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGZV/SVS-MS).

O evento contou também com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus); Secretaria Municipal de Tefé (Semsa/Tefé); Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia do Norte (Semsa/Atalaia do Norte); Subgerência de Entomologia da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (SGENTO/FVS-AM); e Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM (DVA/FVS-AM).

Em números – O Amazonas apresenta redução de 20% no número de casos de malária, na comparação entre os primeiros nove meses de 2020 e os de 2019. Dados gerenciados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) apontam para registro de 40.263 casos, e janeiro a setembro de 2020, e 50.342 no mesmo período do ano passado.

No ranking das cidades amazonenses que mais apresentaram registro de casos de malária neste ano estão: São Gabriel da Cachoeira (7.293); Manaus (3.748); Barcelos (3.265); Tapauá (2.779); Santa Isabel do Rio Negro (1.898); Lábrea (1.876); Coari (1.648); Carauari (1.516); Tefé (1.208); Eirunepé (1.153); Atalaia do Norte (1.143); Ipixuna (1.095); Jutaí (1.059); Canutama (977); Manicoré (961) e Maués (928).

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a malária, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA/FVS-AM) via Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária (GDTV/DVA/FVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. Os contatos específicos do DVA/FVS-AM e GDTV/DVA/FVS-AM são, respectivamente, 3182-8547 e 3182-8542.

FOTO: Eduardo Prado/FVS-AM

spot_img