Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Evento virtual gratuito aborda formação nas áreas de tecnologia

1ª Super Tech Week será realizada de 11 a 14 de maio, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A tecnologia faz parte do nosso cotidiano. No dia a dia usamos uma série de ferramentas e serviços que tornam as tarefas muito mais simples e rápidas. Quem escolhe seguir uma carreira na área tem uma série de possibilidades de atuação, que podem ser exploradas ainda na graduação. Alguns desses exemplos poderão ser conferidos durante a 1ª Super Tech Week, evento virtual gratuito, que será promovido de 11 a 14 de maio, pelo projeto SUPER, uma parceria entre a Samsung e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). As inscrições podem ser feitas através do site: super.ufam.edu.br.

O objetivo do evento é capacitar estudantes e apresentar os resultados do primeiro ano de formação do SUPER, projeto que visa oferecer oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento em nove cursos de graduação da UFAM nas áreas conhecidas como STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português).

Durante os quatro dias de evento, participantes do SUPER compartilharão com o público mais de 100 projetos de iniciação científica e tecnológica, com aplicações nas áreas da saúde, indústria, Internet das Coisas (IoT), meio ambiente e sustentabilidade, experiência do usuário, inteligência artificial, linguagem de máquina, entre outras.

A programação está organizada por trilhas temáticas e terá palestras com especialistas, atividades de animação e espaço para que alunos e alunas do ensino médio, que estão no processo de escolha da profissão, possam conhecer mais sobre os cursos de graduação disponíveis em áreas tecnológicas.

Destaques

O primeiro dia de evento terá atividades das 10h30 às 19h30. Entre os destaques, está a palestra “Construção de Objetos de Aprendizagem para Apoiar o Ensino de Computação e de Outras Disciplinas”, que será ministrada pela professora de Sistemas de Informação e Licenciatura em Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ayla Rebouças.

Também será realizada a competição Rei ou Rainha da Derivada (RDD), um jogo de matemática em que os participantes resolvem problemas em um determinado tempo, sendo avaliadas a velocidade e a exatidão da resposta. Podem participar estudantes de qualquer instituição de ensino superior do Brasil, que tenham familiaridade com a temática.

Com programação das 9h às 19h30, o segundo dia terá como palestrante principal o pesquisador de UX na Bemol Digital, Wilson Silva Prata, que abordará o tema “UX à jusante: relato de uma pesquisa de UX no interior do Amazonas”. Nascido em Salvador (BA), Prata possui graduação em Desenho Industrial, e mestrado e doutorado em Design.

O público ainda poderá acompanhar as palestras “Inovação no Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa na Pandemia”, “Conhecendo o ICOMP, o CETELI e a FT” e “Mulheres em STEM reflete sobre Diversidade, Inclusão e Acolhimento”.

No terceiro dia, que também terá atividades das 9h às 19h30, o palestrante principal será o COO da startup brasileira Méliuz, Lucas Marques, que falará sobre “Empreendedorismo: Como uma startup saiu de um apartamento para o IPO em 9 anos”. Marques é formado em Economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi trainee e gerente da Ambev, de onde pediu demissão para começar a empreender. Faz parte do grupo de empreendedores da organização Endeavor.

Também será realizada a palestra “O que faz a Task Psi? Conhecendo o serviço de psicologia do SUPER”, com a professora e diretora da Faculdade de Psicologia da UFAM (FAPSI), Iolete Ribeiro da Silva.

No último dia, a programação ocorrerá das 9h às 17h30, com destaque para a palestra “A Inteligência Artificial no Mundo Real”, que será ministrada pela professora do Departamento de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), Solange Rezende. A palestrante tem experiência na área de Inteligência Artificial, atuando principalmente nos temas relacionados com Mineração de Dados e Textos, Análise de Sentimentos e Sistemas de Recomendação.

-publicidade-