Investir na cultura é também gerar renda em Parintins. Pensando nisso a Secretaria de Cultura e Turismo fez balanço positivo das atividades durante o ano de 2014 empregando centenas de pessoas de Parintins na cidade e interior. Inovações e criatividade marcaram os eventos organizados pela Prefeitura de Parintins no decorrer do ano. O Carnailha de Parintins e o Carnavila em Vila Amazônia abriram a temporada de com total apoio da Prefeitura e com mega logística de som, palco, iluminação, alem de uma ajuda em dinheiro para a apresentação dos grupos carnavalescos.

No mês de maio e junho a secretaria organizou o festival dos bois mirins, disputa de quadrilhas e danças e o baile dos visitantes e apoio ao festival folclórico dos Bois Garantido e Caprichoso. No mês de julho com um projeto ousado do prefeito Alexandre da Carbrás, a Sectur participou na organização do maior festival de todos os tempos do Mocambo do Arari.

A prefeitura disponibilizou uma mega estrutura de som, iluminação, banheiros químicos, segurança, ordenamento da comunidade e a construção de um novo Mocambódromo, palco moderno dos bois Touro Negro e Espalha emoção.

Continuando o cronograma de eventos na zona rural a Prefeitura atuou também na organização do festival de Verão do Caburi. Para engrandecer foi construido um palco definitivo para apresentação das bandas na praia brilho do Banzeiro, chamado Complexo Zé Branquinho.

Com determinação do prefeito Alexandre, os trabalhos seguiram no mês de setembro com o resgate da parada cívica nos dias cinco e sete de setembro. Há vários anos os desfiles não eram realizados na cidade, no entanto, o resgate da programação das escolas estaduais e municipais, empolgou a população e aprovaram a iniciativa do prefeito Alexandre da Carbrás.

Em outubro, mês de aniversario da cidade foi realizado o festival de toadas que culminou no dia 15 com uma grande festa na Praça dos Bois com a apresentação de bandas locais e dos bumbás Garantido e Caprichoso.

Com a aproximação de natal e fim de ano, a Prefeitura construiu pelo segundo ano consecutivo na Praça da Liberdade, o maior Complexo Natalino do interior do Amazonas. O complexo com moldes inovadores se tornou símbolo de natal e resgatou o clima natalino na cidade, atraindo milhares de famílias para o local.

De acordo com a secretária de cultura, Sinatra Santos, o ano de atividades da Sectur encerrou positivamente com a Mostra Cultural das pastorinhas e com a realização do Réveillon do Povo de Parintins com 35 mil pessoas na Praça dos Bois. “O apoio a cultura de um povo é fundamental e na gestão do prefeito Alexandre isso tem sido levado a sério”, enfatizou.

O prefeito Alexandre da Carbrás afirma que investir nos eventos culturais de Parintins é atuar dentro da vocação de Parintins e gerar renda a população. “Parintins é a cidade da cultura e quem trabalha com arte sabe da importância desse segmento. Se somarmos as pessoas que trabalham no carnaval, na confecção da roupa das quadrilhas, alegorias dos mini bumbás, no Mocambo ou Caburi, e na confecção da nossa árvore e papai Noel gigantes somamos centenas de pessoas provisoriamente empregadas. É por isso que temos fomentado esse setor antes marginalizado na Prefeitura”, disse Carbrás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here