Take a fresh look at your lifestyle.

Expedição da Funai vai tentar contatar índios isolados no Vale do Javari

-publicidade-

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) participa da maior expedição dos últimos anos para contatar indígenas isolados na região do Vale do Javari, no Estado do Amazonas. A Expedição de Proteção e Monitoramento de Indígenas Isolados Korubo do Rio Coari conta com a participação de policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município de Tabatinga (a 1108 quilômetros de Manaus).

De acordo com o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F) da SSP-AM, tenente-coronel Almir Cavalcante, o trabalho dos policiais militares é garantir a segurança da Base de Proteção Etnoambiental no Vale do Javari.

A Funai solicitou apoio da Secretaria de Segurança para garantir a segurança da equipe operacional de fiscalização e vigilância. Além da Polícia Militar, o Exército Brasileiro participa por meio da 8º Batalhão de Infantaria de Selva.

A expedição começou nesta quinta-feira (07/03), com a participação direta de indigenistas e colaboradores da Funai, que já possuem experiência no trabalho com indígenas isolados; profissionais de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena; além de indígenas Korubo, Kanamari, Marubo e Mayoruna.

Segundo a Funai, a região do Vale do Javari – que faz fronteira com o Peru – é uma das maiores terras indígenas demarcadas do Brasil.

-publicidade-