Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Experiências tecnológicas de SC foram o foco do segundo dia do Amazônia Innovation Week

Data: 03/03/2021

O segundo dia do Amazônia Innovation Week, evento on-line de imersão no ecossistema de inovação da região Sul do Brasil, contou, nesta quarta-feira (3), com apresentações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). A iniciativa é uma realização da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em parceria com o Polo Digital de Manaus e a empresa E3 Negócios, com transmissão pelos canais da Suframa e do Polo Digital de Manaus no YouTube.

Participaram do painel o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Manoel Amaral, a presidente da Associação do Polo Digital de Manaus, Vania Thaumaturgo, o diretor de Investimentos da E3 Negócios, Bruno Freitas, a diretora executiva da E3 Negócios, Graciete Lima, e a diretora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner.

O primeiro palestrante do dia foi o secretário de Inovação da UFSC, Alexandre Ramos, que apresentou as perspectivas de atuação da universidade no ecossistema de Inovação de Santa Catarina, apresentando uma linha do tempo da trajetória da universidade na área. “A UFSC ajudou a criar todo esse ecossistema, mas em um determinado momento ela se desconectou, isso faz parte da história, e nos últimos anos temos feito várias ações para alimentar, integrar e fomentar esse sistema que ela própria ajudou a criar”, sintetizou.

Ramos explicou que a Secretaria de Inovação foi criada em 2016 com o objetivo de firmar parcerias para o desenvolvimento tecnológico, social e econômico do estado. “É a ponta da universidade onde faz o relacionamento externo com empresas para o desenvolvimento de projetos cooperados. Esse é principal elemento pelo qual as universidades têm dificuldades e também os empresários, em saber por onde começar, e dessa forma a Secretaria é preparada para estabelecer esse tipo de relação”, afirmou.

O segundo palestrante foi o vice-presidente de Ecossistema da Acate, Arthur Nunes. A Acate é uma associação cuja missão é apoiar o ecossistema de Santa Catarina das startups às empresas de grande porte, gerando conexões para fortalecer o setor de tecnologia no estado. Um dos destaques feito por Nunes no modo de operação das atividades é o cooperativismo entre as empresas.

O vice-presidente explicou que existem 13 verticais de negócios na Acate e em cada uma delas as empresas do mesmo segmento se reúnem para definir ações em conjunto. “Em princípio parece estranho sentar com o concorrente, mas quando você entra, percebe que há mercado para todos, se você pensar que vai estar concorrendo como estado, você está pensando pequeno, quando mira para algo maior percebe que o espaço é enorme”, observou. Na mesma linha de pensamento Ramos afirmou que “não existe ecossistema de inovação sem colaboração, competição e, sobretudo, confiança”.

Direcionamento

O superintendente adjunto da Suframa, Manoel Amaral, disse que a partir de todas as experiências compartilhadas durante o evento pelos palestrantes de Santa Catarina e Paraná, a Suframa deve estabelecer, já ao final do evento, um direcionamento para novas ações que serão tomadas em relação ao ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na região. “Essa é uma política de Estado, que se faz a partir das políticas públicas e precisamos alinhar o nosso discurso, pois vejo aqui que todos têm o mesmo objetivo. Vejo a Amazônia com um grande potencial para a tecnologia, mas que ainda não está sendo devidamente utilizado e vamos trabalhar em prol dessa missão”, disse.

O Amazônia Innovation Week encerra na quinta-feira (04), com apresentações da start-up Kenzie do ecossistema de Curitiba e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. A programação tem início às 9h30 (horário de Brasília) pelos canais de Youtube da Suframa e do Polo Digital de Manaus.

-publicidade-