Amazonas Notícias

Exposição de arte indígena transforma vidas e surpreende turistas no Festival de Parintins 2024

A 5ª Feira de Artesanato Indígena, realizada pelo Governo do Amazonas por meio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), apresenta uma exposição que tem encantado turistas e transformado vidas. A exposição, que ocorre até domingo, 30 de junho, ao lado da Catedral de Nossa Senhora do Carmo em Parintins, funciona das 8h às 22h.

Arte e Ressocialização

Uma das principais novidades deste ano são os quadros de artistas que usam a arte como refúgio na luta contra a adicção. Os quadros retratam tradições milenares dos povos indígenas com uma visão contemporânea, celebrando a libertação, a resistência indígena e a estética dos bumbás Caprichoso e Garantido.

O gerente de eventos da Fepiam, Sérgio Ricardo, enfatiza que o projeto visa promover a visibilidade da cultura local e destacar o talento de artistas de origem cabocla.

Testemunhos dos Artistas

José Pinto, artista plástico de 39 anos, encontrou na arte uma maneira de expressar gratidão e libertação do vício em substâncias ilícitas. “Nossa finalidade com a exposição é mostrar nosso trabalho, que é executado por nós artistas de Barreirinha, onde hoje conseguimos achar uma saída para combater os vícios, por meio da arte”, destacou.

Materiais e Simbologias

As obras utilizam madeira marupá, colas, pincéis e diversos tecidos. O diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, ressalta que as peças expostas carregam cenários amazônicos ricos em simbologias antigas e sabedorias sagradas dos antepassados.

Apoio e Transformação

Joabe Leonam, diretor-técnico da Fepiam, destaca a importância do apoio à arte indígena e o prestígio ao trabalho dos povos originários do estado. “É muito importante reforçar o apoio para a arte indígena e prestigiar o trabalho dos povos originários do nosso estado, principalmente aqueles que buscam a ressocialização e expressam seus sentimentos em forma de arte. É o Governo do Amazonas transformando a vida de nossos parentes.”

Relacioandos