As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Exposição ‘MAO 350 – Protagonismos Visuais’ celebra os 350 anos de Manaus

Promovida pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), mostra conta com obras de 41 artistas renomados, sob a direção artística de Sergio Cardoso

Com obras de 41 artistas, a exposição coletiva “MAO 350 – Protagonismos Visuais” recebeu bom público na noite de sua abertura, que aconteceu na última terça-feira (16). promovida pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), a exibição celebra os 350 anos que Manaus irá completar no mês de outubro.

Dentre as fotografias, quatro são de autoria de dois integrantes do grupo Amazônia Photos. Residente na capital amazonense desde 2009, Julián Aude conta com duas obras que transmitem uma mensagem clara: resistência ao tempo e a implacável transformação da paisagem urbana.

“Minha humilde contribuição é deixar esse tipo de registro, deixar esse tipo de lembrança, de eventos que são transcendentais e as pessoas, digamos que prisioneiras de seus cotidianos, deixam passar e não dão importância. São coisas que merecem ficar registradas para sempre na memória”, disse Julián.

Fotógrafa artística e figura carimbada nas exposições realizadas na capital amazonense, Selma Maia também aparece na MAO 350 – Protagonismos Visuais com duas obras. As imagens retratam uma moradia localizada atrás da antiga fábrica de cerveja Miranda Corrêa, na Zona Oeste de Manaus.

“Embora pareça apenas ruinas de um prédio lá no São Raimundo, eu quis mostrar que tem beleza na arquitetura, nas linhas, nas cores vibrantes, e, ao mesmo tempo, o contraste: embora as linhas mostrem abandono, existem as roupas, um sinal de vestígio de que pessoas residem ali mesmo tendo aspecto de ser abandonada”, explicou Selma.

Além de Julián e Selma, a exposição reúne obras de 39 artistas e protagonistas visuais renomados, sob a direção artística de Sergio Cardoso. A mostra, que poderá ser visitada até 6 de setembro, na galeria de arte do Icbeu, tem entrada franca. De segunda a sexta, está aberta ao público de 15h às 20h. Já aos sábados, de 9h às 12h.

Foto: Divulgação/Maobee

você pode gostar também