Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Faar entrega cem tatames ao município de São Gabriel da Cachoeira como forma de incentivar prática esportiva

Distante 852 quilômetros da capital amazonense, o município de São Gabriel da Cachoeira recebeu do Governo do Estado, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), cem tatames para o desenvolvimento de projetos sociais ligados ao esporte na localidade. O material foi entregue na segunda-feira (17/05), após visitas da equipe técnica da Faar ao município, e ficará sob responsabilidade da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira.

O diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira, acompanhou a comitiva do Governo do Amazonas ao município, e esteve nas comunidades indígenas Cabari e Ponta Dapa. “Onde se pratica o esporte, ajuda-se a saúde; onde se pratica o esporte, livra-se da marginalidade; e onde se pratica o esporte, dá-se valor à vida e valor a tudo aquilo que mais gostamos que é viver. Em menos de um mês estive duas vezes no município de São Gabriel da Cachoeira e pude constatar que o esporte tem salvado vidas na região”, destacou.

A visita resultou na entrega de materiais desportivos para grupos comunitários que trabalham o esporte com a juventude. “Quero agradecer ao nosso governador Wilson Lima por estar beneficiando a juventude na área do esporte, em projetos sociais que são de grande importância para a juventude que corre riscos com os problemas das drogas”, relatou o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Moreira Saldanha.

Dentre os resultados mais relevantes do incentivo ao esporte, está a primeira medalha internacional do Município com o atleta Mário Jorge Cabral Castillo, de 16 anos, campeão pan-americano de jiu-jitsu.

“O esporte é muito importante em São Gabriel da Cachoeira, assim como todos os esportes, porque afasta os jovens de um problema social muito forte aqui, na Tríplice Fronteira, que são as drogas. Nosso trabalho é tentar tirar essas crianças e jovens desse mundo”, comentou o professor faixa-preta Daniel Mota, da academia Nova União, que coordena um dos projetos.

O atleta Rodrigo Adriano, que faz parte de um grupo de amigos que praticam basquete na orla da cidade, diz que o grupo que trabalha pelo esporte se torna referência para os mais novos. “O basquete está na orla que é o nosso cartão-postal. Têm pessoas que já jogam há muito tempo e precisam desse apoio. Com certeza, incentivar o esporte na nossa comunidade é também incentivar o turismo, pois já somos referência para o estado”, contou.

Incentivo – Na última quinta-feira (13/05), o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira, representando o governador do Estado, Wilson Lima, e anunciou em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) a entrega de 100 placas de tatames para a prefeitura de São Gabriel da Cachoeira. Além disso, foi debatida a importância da prática segura do esporte como alternativa de qualidade de vida, principalmente no atual período de estabilização dos números da Covid-19 no estado.

“Dentre tantos assuntos, discutiu-se, dentro da audiência, o esporte como uma das grandes alternativas à promoção da saúde. Anunciei o termo de concessão dos tatames para São Gabriel da Cachoeira”, destacou o diretor-presidente.

FOTO: Mauro Neto/Faar

-publicidade-