27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

FAB monta estrutura especial de controle para festival em Parintins (AM)

CINDACTA IV garante seguran a de voo em ParintinsA Força Aérea Brasileira (FAB) vai adotar um esquema especial de controle de tráfego aéreo durante o 50º Festival Folclórico de Parintins, evento tradicional do interior do Amazonas a ser realizado entre os dias 26 e 28 de junho. A previsão é de que durante esse período haja um aumento da ordem de 2000% de movimentos aéreos no município.

De olho nessa elevação, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) ativou uma estrutura composta pelo Controle de Área de Terminal e Torre de Controle (APP/TWR). A operação envolve 31 militares, em um grupo composto por técnicos, controladores, meteorologistas e especialistas em informações aeronáuticas.

“Parintins tem uma média de 200 movimentos aéreos mensais, sendo 50 semanais. No festival são esperados de 800 a 1000 movimentos aéreos no período que envolve três dias antes do evento e até dois dias depois, o que representa um envolvimento de cerca de uma semana. Dessa forma, se compararmos os 50 movimentos aéreos semanais que ocorrem normalmente com os prováveis 1000 do festival, temos 2000% por cento de aumento”, explica o coordenador da operação de Parintins, Major Aviador Sandro Benedet.

O Festival de Parintins está entre os cinco maiores eventos festivos nacionais e tem repercussão internacional. Este ano, a cidade espera atrair mais de 60.000 turistas e centenas de voos extras foram oferecidos para comportar essa demanda.

As atividades do CINDACTA IV foram precedidas pelo suporte técnico e operacional de diferentes organizações da Força Aérea, como o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1ºGCC), Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica (PAME), Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui