32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Faculdade de Direito comemora 100 anos da formatura da sua primeira turma

ufamRegistro do grupo de alunos formandos da primeira turma de Direito da UFAMRegistro do grupo de alunos formandos da primeira turma de Direito da UFAM

Há mais de 100 anos, a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD-UFAM) cumpre a nobre missão de formar os advogados, juízes, desembargadores e promotores públicos que atuam no Amazonas e em todo o Brasil. E no próximo dia 17 de janeiro, a turma pioneira do curso completa o primeiro centenário de sua colação.

Na ocasião serão entregues medalhas de menção honrosa aos formandos da época, além de serem feitas homenagens póstumas aos ex-diretores, ex-vice-diretores, professores eméritos e outros professores que integraram o quadro da Faculdade de Direito. Além disso, vale destacar que na primeira turma, formada por 19 alunos, apenas cinco eram amazonenses. Os restantes eram todos de fora do Estado.

Os primeiros graduados da FD foram: Izidoro Alves Maquiné, José Furtado Belém, Manoel Barbosa Gesta, Sadoc Pereira e Themístocles Pinheiro Gadelha; do Ceará, Artur Pereira Studart, Francisco Nogueira de Souza, George Cavalcante de Siqueira, José da Silva Primo, Manoel de Mendonça Lima e Raimundo Thomé Bezerra; do Maranhão, Domingos Alves Pereira de Queiroz e Raimundo de Carvalho Palhano; da Bahia, Francisco Moreira, e Manoel de Miranda Simões; de Alagoas, José Chevalier Carneiro de Almeida; de Pernambuco, João Batista Guimarães; do Piauí, Hermes Afonso Tupinambá e José Henrique dos Santos.

Segundo a coordenadora de Graduação da Faculdade de Direito, professora Marina Araújo, o objetivo dessa iniciativa é lembrar os desbravadores de uma época em que não havia um curso dessa magnitude no Brasil. “Também queremos lembrar que a FD é a única instituição da UFAM que se manteve ativa durante o período em que a então Universidade de Manáos esteve desativada”, salientou a professora.

A solenidade ocorrerá no Auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus Universitário, às 18h30, e contará com a presença do governador do Amazonas, José Melo, e do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Também estarão presentes a reitora da UFAM, professora Márcia Perales; o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima; o diretor da FD, professor Sebastião Marcelice; o Decano da FD, professor José das Graças Barros de Carvalho; e, representando os atuais alunos da faculdade, o aluno Thomas Lasmar. Entre as atrações culturais foi convidada a flautista Josephina Carneiro e o Coral do Amazonas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui