24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Faculdade Estácio será a parceira preferencial no Brasil da Yunus Social Business

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2006 e considerado um precursor do microcrédito e de negócios sociais, o bengalês Muhammad Yunus assinou, em sua passagem pelo Brasil, neste mês, uma série de parcerias com a Estácio, que passa a integrar a Rede Yunus de Universidades e assume a posição de parceira preferencial, entre as universidades brasileiras, para projetos implantados futuramente pela Yunus Negócios Sociais no Brasil. Na prática, o corpo docente, alunos e colaboradores da instituição serão os primeiros a utilizar, testar e analisar os projetos do instituto para ensino e capacitação de empreendedores sociais. Com isso, os universitários da Estácio poderão participar de projetos sociais reais.

Outra vertente da parceria é o desenvolvimento conjunto de um jogo de empreendedorismo social, tendo de um lado a inteligência de games da Fábrica do Conhecimento, da Estácio, e do outro o conteúdo do YSB. Está prevista, inclusive, a realização de uma olimpíada nacional e mundial entre a Rede de Universidades ligadas ao instituto.
O financiamento estudantil – tema que ganhou protagonismo na agenda do país, após as mudanças anunciadas pelo governo para o FIES – também vai entrar na pauta com a criação de um grupo de estudos formado pela Estácio e YSB para a construção de um projeto de microcrédito educacional para o Brasil, seguindo o modelo de sucesso do microcrédito implantado por Yunus em Bangladesh, sua cidade natal.

Para o presidente da Estácio, Rogério Melzi, a visita de Yunus à instituição foi um dia histórico, que marca 2015 de forma especial, quando a Estácio celebra seus 45 anos. “Com sua experiência e visão de futuro, o sr. Yunus vai ajudar a Estácio a seguir firme em sua estratégia de inovação, que vai muito além do uso de recursos tecnológicos em sala de aula ou no nosso modelo de ensino. Queremos impregnar nos nossos mais de 400 mil alunos a disposição para o empreendedorismo social.”

Com a parceria entre Estácio e Yunus Negócios Sociais, professores e alunos da instituição vão ter acesso a conteúdo elaborado e disponibilizado pela Rede Yunus de Universidades por meio de portal eletrônico, poderão participar da Reunião Nacional Anual das Universidades da Rede Yunus de Universidades, com a presença de palestrantes internacionais, além de ter contato com membros da Rede Yunus de Universidades de outros países. “Estamos preparados para capacitar professores, e até mesmo alunos, para se tornarem multiplicadores do conceito de negócio social”, informou Rogério Oliveira, gestor da Yunus Negócios Sociais Brasil.

Perfil de Muhammad Yunus
Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, é o pai do microcrédito e dos negócios sociais. É o fundador do Grameen Bank e de outras 50 empresas em Bangladesh, a maior parte delas como negócios sociais. O Professor Yunus nasceu em Bangladesh em 1940 e em 1965 recebeu uma bolsa para estudar economia na Universidade de Vanderbilt nos EUA, recebendo, em 1969, o título de Ph.D. Em 1972 ele retornou a Bangladesh como presidente do Departamento de Economia da Universidade de Chittagong.

Sobre a Estácio
A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil completa, em 2015, 45 anos de atuação no segmento de ensino superior. Fundada em 1970 no Rio de Janeiro, a Estácio está, hoje em dia, presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com 437 mil alunos matriculados e uma estrutura de cinco mil colaboradores e nove mil professores.

A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humana e, também, cursos de Pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição cursos técnicos de preparação (PRONATEC), soluções de educação para empresas e cursos de extensão.

Cada vez mais comprometida com sua missão de “Educar para Transformar”, a Estácio mantém seus currículos totalmente alinhados com as necessidades do mercado de trabalho, e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado de seus alunos. Respeitadas as regionalidades e a contributo individual de cada professor, o modelo de ensino da Estácio é nacionalizado e os conteúdos padronizados. Todos os alunos recebem material didático gratuito, impresso ou digital, em uma cadeia sustentável que garante o pagamento de direitos autorais e elimina a necessidade de cópias.

Sobre a Yunus Negócios Sociais Brasil
Braço local da Yunus Social Business, a Yunus Brasil iniciou em 2014 o processo de aceleração e apoio a empreendedores sociais brasileiros. Em 2015, constituiu um Fundo social para captar recursos de investidores. A Yunus Social Business tem sede em Frankfurt e está presente em oito países: Brasil, Haiti, Albânia, Tunísia, Togo, Colômbia, Índia e México. A inspiração vem do Nobel da Paz Muhammad Yunus, que desenvolveu o modelo de negócios sociais no fim dos anos 70. Em 1983, fundou um banco, o Grameen Bank, que emprestava dinheiro aos pobres de Bangladesh a juros módicos. Em 20 anos, emprestou mais de US$ 13 bilhões a 8,3 milhões de pessoas. Depois disso se envolveu diretamente na criação de mais de 50 outros negócios sociais. Informações: www.yunusnegociossociais.com

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui