Take a fresh look at your lifestyle.

FAEA concede medalhas da ‘Ordem do Mérito Agropecuário do Amazonas’ a empresários do setor primário, nesta quinta-feira,20

-publicidade-

Serão contemplados, empresários que se destacaram nas áreas de agricultura, pecuária, agroindústria e piscicultura. Na ocasião, o presidente da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), João Martins, também receberá homenagem

Reconhecer e incentivar empreendedores que contribuem com o desenvolvimento do setor primário do Estado do Amazonas. Com esse objetivo, a Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), realiza no dia 20 de outubro, a cerimônia de entrega de medalhas da ‘Ordem do Mérito Agropecuário do Amazonas 2016’.

Na ocasião, serão homenageados e receberão medalhas, empresários que por sua contribuição em inovação tecnológica e na área de gestão fizeram a diferença nos últimos anos. A Federação elegeu destaques em quatro categorias: piscicultura (Luiz Elder Bonfá); agroindústria (Sérgio Vergueiro); pecuária (José Mário de Oliveira Resende) e agricultura (Edney Marques Ricardo).

O empresário Jônadan Min Ma receberá Menção Honrosa e o presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, será o grande homenageado da noite, com a medalha ‘Mérito Agropecuário Eurípedes Lins’.

Para o presidente da FAEA, Muni Lourenço, a comenda é uma forma de reconhecer a importância dos esforços individuais de empresários que acreditam no desenvolvimento do setor primário e das cadeias produtivas regionais no Amazonas.

Ainda durante o evento, está prevista a assinatura de termos de cooperação técnica, entre FAEA, Governo do Amazonas e Associação Brasileira de Criadores de Girolando.

Conheça os homenageados:

Edney Marques Ricardo (homenageado na categoria: agricultura)

É empresário do segmento de citrus. É proprietário da Fazenda Santa Rosa que produz mais de 800 toneladas de limão por ano, 1.800 toneladas de laranja e 900 toneladas de tangerina. Desde 1994, o empresário vem desempenhando na fazenda processos de melhoria para obter melhor produtividade e aproveitamento do agronegócio.

Sérgio Vergueiro (homenageado na categoria: agroindústria)

É um dos pioneiros na criação de novas matrizes econômicas para o Estado. O empresário iniciou uma epopeia que gerou o plantio de 1,5 milhão de árvores da castanha, a Bertolethia excelsa. Pupunheiras, copaíba, entre outras espécies, foram plantadas em quantidades também surpreendentes. O cultivo extensivo da castanha, sem prejudicar a floresta possibilitou a criação da ECONUT, marca de castanhas, que são descascadas e embaladas a vácuo.

José Mário de Oliveira Resende (homenageado na categoria pecuária)

Na Fazenda São José, em Presidente Figueiredo, iniciou a criação de gado leiteiro, fundando em 2009 a Fábrica de Laticínios Fazenda Agroindustrial São José Ltda – ME, lançando sua própria marca de produtos, a “Amazon Nat”. Hoje, além de gerar vários empregos diretos e indiretos, distribui produtos de alta qualidade: iogurte, coalhada, queijo minas frescal e bebida láctea. A Fazenda é referência em melhoramento genético animal, através do uso de técnicas como inseminação artificial e fertilização in vitro em seu rebanho com predominância da raça Girolando.

Luiz Elder Bonfá (homenageado na categoria: piscicultura)

Sua propriedade rural se localiza no município do Rio Preto da Eva e dispõe de uma área de 19,5 hectares de lâmina d’água, adotando o sistema intensivo com produção de 360 toneladas de tambaqui e 34 toneladas de matrinxã por ano. Luiz Bonfá aplica tecnologias modernas na criação de peixes principalmente a partir do assessoramento da EMBRAPA.

Jônadan Min Ma (Menção Honrosa)

É engenheiro agrônomo e diretor do Grupo Ma Shou Tao, empresa sediada em Conquista, na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais e que produz com grande profissionalismo soja, cana, milho e, claro, leite, fazendo parte do Top 100 MilkPoint. O Grupo Ma Shou Tao realiza dias de campo como o já famoso e concorrido Encontro Técnico de Milho e Soja e Exposição de Tecnologia Agrícola – MA SHOU TAO. Jônadan Preside a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

João Martins Silva Júnior (Medalha do Mérito Agropecuário Eurípedes Lins)

Atual presidente da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), o empresário João Martins da Silva Júnior, o administrador tem forte ligação com a atividade pecuária há mais de 50 anos. Em 1970, firmou-se como produtor de leite na Fazenda Grande Vista, em Feira de Santana, interior da Bahia. Foi fundador e 1º tesoureiro da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB) e presidente interino da Associação Baiana de Criadores (ABAC), além de ter assumido a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB).

-publicidade-