As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

FAG realiza Curso de Árbitros e de Técnica de Ginástica Artística

Terminou no domingo (1º/09) o Curso de Arbitragem e Técnica de Ginástica Artística, realizado pela Federação Amazonense de Ginástica (FAG), com apoio da Secretaria de Juventude, Estado e Lazer (Sejel). A formação durou toda a semana, durante todo o dia, no Centro de Ginástica do Amazonas, na Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro.

As aulas foram ministradas pela professora Jaqueline Pires Gonçalves, integrante do quadro de arbitragem internacional da modalidade. Ex-ginasta da Seleção Brasileira por 10 anos, Jaqueline já participou de quatro campeonatos mundiais e atualmente é arbitra da federação de ginástica nível dois, sendo sua última atuação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

Para a presidente da FAG, Alexsandra Balbi, a formação trouxe uma importante qualificação para quem atua no esporte no estado. “O curso é essencial para o desenvolvimento da modalidade de Ginástica Artística. Estamos preparando nossos técnicos e arbitragem objetivando o crescimento de nível técnico da modalidade. Uma vez que iremos receber equipamentos oficiais no nosso centro de Ginástica do Amazonas”.

Keila Mariano, técnica do Mariano Sport Club, falou sobre a experiência de participar desse tipo de qualificação. “É muito gratificante poder participar deste curso, pois ele nos dá uma base para melhora o nosso desempenho nos campeonatos e, assim, levar nossas atletas a competições nacionais e internacionais”, comentou.

O professor da Faculdade de Educação Física (Feff) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Kemel Barbosa, que atua no segmento há mais de 40 anos, também elogiou a iniciativa. “É muito importante para a comunidade esportiva, e vem fortalecer e melhorar a qualidade dos nossos técnicos, principalmente nesta fase ascendente para o esporte no Amazonas”.

Programação – Foram tratados no curso assuntos como revisão da arbitragem, aquecimento e flexibilidade, preparação física e salto sobre mesa, arbitragem, paralela assimétrica, trave de equilíbrio e arbitragem, estudo dos regulamentos da FAG e torneio nacional. No final, foi realizada uma prova avaliativa sobre arbitragem.

FOTO: Mauro Neto/Sejel

você pode gostar também