Take a fresh look at your lifestyle.

Faixa Azul aumentou a procura de passageiros em 20%

-publicidade-

Um levantamento feito pelo Acordo Operacional (ACOP) do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) revelou que desde o último dia 19 de fevereiro, quando a faixa azul, exclusiva para o sistema Bus Rapid System (BRS) passou a ser utilizada somente pelos ônibus, houve um aumento de cerca de 20% no número de passageiros.
De acordo com a ACOP, no mês de dezembro de 2014 as linhas 640, 448, 300 e 500, que são exclusivas do BRS, transportavam em média 33 mil usuários por dia. Depois que a faixa azul começou a funcionar, a média de usuários por dia nas quatro linhas é de 40 mil passageiros. O levantamento foi feito no mês de dezembro e comparado entre os dias 19 e 28 de fevereiro quando a faixa passou ser específica dos ônibus. O mês de janeiro não foi citado pelo fato de ser mês de férias e a demanda diminui.

Para o diretor da ACOP, Azarias Carvalho, o aumento da demanda é devido à rapidez dos ônibus em chegar a seus destinos, já que com a faixa azul, os veículos só param nos semáforos e não dividem espaços com outros veículos.

“Em menos de um mês que o BRS está funcionando, já conseguimos aumentar em sete mil passageiros utilizando as quatro principais linhas que utilizam o corredor exclusivo. Isso representa um aumento de 20%. Percebemos que as pessoas têm optado por apanhar os ônibus que usam a faixa azul, pois elas são mais rápidas”, comenta Carvalho.

As linhas 640, 448, 300 e 500 são chamadas linhas troncais. Elas só operam nas principais avenidas por serem ônibus articulados e não conseguem entrar em determinados locais por conta de infraestrutura.

-publicidade-