24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Familiares de internos entregam certificados do curso de Barbeiro no Ipat

Emoção e surpresa marcaram a entrega dos certificados do Curso de Barbeiro nesta sexta-feira (11/09) no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no Km 08 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). Pela primeira vez, a cerimônia de formatura contou com a presença dos familiares de internos do sistema prisional.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa de cogestão RH Multi. Vinte e cinco reeducandos receberam capacitação profissional em Barbearia. Eles aprenderam técnicas de coordenação motora, biossegurança, técnicas de corte, desenho de barba, manuseio das máquinas, navalha e outros.

O secretário titular da Seap, coronel Vinícius Almeida, destacou os avanços alcançados no sistema prisional com a qualificação e o uso da mão de obra carcerária. “Nós abraçamos e valorizamos aqueles que desejam participar dos projetos de remição de pena. São muitas frentes de trabalho. Todos têm a chance de traçar uma nova caminhada daqui para frente”, falou.

Na cerimônia, o interno Manoel* (nome fictício) agradeceu pela oportunidade de participar do curso. “Quero expressar minha alegria e dizer que tivemos o privilégio de ser capacitados para que possamos exercer a profissão lá fora e sustentar nossa família com um trabalho digno”, afirmou.

Emocionada, Wilcilene não escondeu a satisfação de entregar o certificado ao marido, Renato* (nome fictício), que está há dois anos e sete meses no sistema prisional. “Tenho certeza que ele não vai mais voltar para cá pela mudança que eu estou vendo nele, e ele vai praticar lá fora tudo que aprendeu aqui”, disse.

Qualificação – Durante a cerimônia, 80 internos foram incluídos no programa de ressocialização “Trabalhando pela Liberdade”. Atualmente, 158 reeducandos fazem parte dos projetos de remição pelo trabalho, perfazendo cerca de 40% do total de detentos da unidade prisional.

“Muitos pediram uma oportunidade e hoje estão iniciando uma nova trajetória, recebendo qualificação profissional das mais diferentes frentes de trabalho”, disse o diretor do Ipat, Márcio Pinho.

Na ocasião, foi realizada ainda a entrega do Canil, com capacidade para 10 cães, área de banho e guarda de material. Os trabalhos contaram com a mão de obra de 14 internos.

FOTO: Divulgação/Seap

spot_img