25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Fapeam capacita participantes para a Fase II do Programa Centelha Amazonas

No total, 207 ideias foram aprovadas para a etapa, que consiste no projeto de empreendimento

“De centelha a uma startup de sucesso: como aprimorar a sua ideia” foi o tema da palestra de abertura da oficina de capacitação promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para os proponentes que tiveram propostas de projetos aprovadas na Fase I do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha-AM), edital n° 011/2019.

O objetivo da oficina é auxiliar os 207 participantes a estruturar os projetos de empreendimento a serem submetidos na Fase II do Centelha. A atividade ocorre nesta quinta (05/03) e sexta-feira (06/03), no auditório Vânia Pimentel, localizado na Universidade Nilton Lins, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Segundo a diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Andrade, a oficina é mais uma opção para colaborar com a qualificação de propostas que serão submetidas na Fase II do Centelha e, dessa forma colocar o estado do Amazonas e a região Norte no circuito da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Capacitação – Para assessorar os participantes, a Fapeam convidou o consultor técnico do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), Carlos Eduardo Negrão Bizzotto, que atua na orientação de empreendedores na elaboração de planos de negócios.

“A ideia principal é ajudar os empreendedores a qualificar a proposta e ampliar a chance de sucesso no momento de submetê-la na Fase II do Centelha. Para isso, vou explorar alguns pontos que geralmente são os erros mais cometidos por aqueles que submetem propostas”, disse Bizzotto.

Para Ruth Neves, que submeteu proposta ao Programa, a capacitação é de extrema importância e irá ajudar a refinar a estrutura do projeto, com uma visão mais ampla e apurada do que realmente é importante na submissão de propostas.

Outro proponente, Erick Garantizado, também estava na oficina em busca de orientação para aperfeiçoar a ideia de empreendimento. Para ele, a palestra o ajudou a ter uma nova visão sobre empreendedorismo, como se comportar no mercado e como se portar com os clientes.

Etapas – O Programa é divido em três fases distintas e eliminatórias, sendo elas: Fase I – Ideias Inovadoras; Fase II – Projeto de Empreendimento; e Fase III – Projeto de Fomento.

Na Fase II, as principais dimensões a serem apresentadas pelos proponentes são: equipe, produto, tecnologia, mercado, capital e gestão. Nesse período, os participantes farão os detalhamentos das propostas submetidas na fase anterior com foco na viabilidade e no desenvolvimento do empreendimento.

Sobre o Centelha – O Programa conta com investimento de R$ 1.820.000,00 (um milhão, oitocentos e vinte mil reais). Os recursos disponibilizados serão destinados à subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) para o apoio de até 28 projetos de inovação, no valor unitário de até R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais).

O Centelha é realizado em 21 estados. No Amazonas, a iniciativa é executada pela Fapeam, sendo promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi. O programa visa transformar ideias em negócios de sucesso, oferecendo aos participantes, capacitação e suporte para alavancar o negócio e, ampliação do networking.

FOTO: Érico Xavier

spot_img