27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Fapeam destina R$ 1,7 milhão para incubadoras que têm como missão alavancar o ecossistema de inovação no Amazonas

O Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), destinará R$ 1,7 milhão alavancar o ecossistema de inovação no interior do Amazonas, fortalecendo negócios de base comunitária no interior do Estado com apoio de incubadoras e focos nas cadeias produtivas dos municípios. Os recursos serão ofertados a dez incubadoras com projetos selecionados no Programa de Apoio às Incubadoras (Pró-Incubadoras).

O resultado , divulgado nesta terça-feira (17/03), é referente ao Edital 019/14, lançado no final de 2014, voltado à estruturação de novas incubadoras e o desenvolvimento de empresas alinhadas ao modelo do Centro de Referência para o Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne).

Atualmente, segundo dados da Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami), o Amazonas possui 14 incubadoras, distribuídas na capital e nos municípios de Presidente Figueiredo, Autazes e Tefé. Nesta edição do Pró-Incubadoras, por meio do projeto ‘Consolidação da incubadora de empreendimentos sociais e sustentáveis da Fundação Amazonas Sustentável (FAS)’, coordenado por Wildney Mourão, serão apoiadas micro e pequenas empresas nos municípios de Carauari, Iranduba, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão e Novo Aripuanã.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) também receberá recursos para fortalecimento da incubadora da Universidade. Com o projeto ‘Consolidação da incubadora da UEA com foco na implantação do modelo Cerne’, coordenada pela especialista em Gestão e Auditoria dos Sistemas de Saúde pela Faculdade Oswaldo Cruz (FOC), Waldeyne Oderilda Magalhães dos Santos, a UEA pretende capacitar a equipe técnica da incubadora da Universidade, aperfeiçoar a infraestrutura física e tecnológica, além de promover a interação e cooperação entre as incubadoras no Amazonas através da realização de eventos conjuntos para aperfeiçoamento dos resultados.

Para a diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, com o início das ações, as incubadoras passam a atrair novos atores fundamentais para o fortalecimento e aprimoramento da cultura do empreendedorismo inovador no Estado. “Os modelos de desenvolvimento são feitos conforme as características de cada município, voltados, portanto, a desenvolver as potencialidades locais”, disse Olívia.

Incubadoras – Em Manaus, por exemplo, o Governo do Estado, via Fapeam, apoiará o fortalecimento das incubadoras ‘Fábrica de Software’ na Fundação Nokia e ‘Uninorte Empreende’ no Centro Universitário do Norte (Uninorte). Na Nokia, a incubadora será voltada ao desenvolvimento de aplicativos, sistemas e produtos alinhados aos tecnológicos da Informação e Comunicação, de acordo com demandas divulgadas pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em seus relatórios.

A ‘Uninorte Empreende’ será uma incubadora multisetorial nas áreas de Turismo, Sustentabilidade, Design, Urbanismo e Mecânica, para desenvolver empreendimentos inovadores que contribuam para o processo de crescimento e desenvolvimento socioeconômico e cultural no Amazonas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui