24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Fapeam divulga lista dos aprovados no programa Painter

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) anunciou, nesta sexta-feira (14/08), o resultado do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter), edital Nº 003/2020.

Ao todo, 65 projetos de pesquisadores, de 13 municípios do Amazonas, serão beneficiados pelo edital da Fapeam. O programa foi lançado, pela primeira vez, em fevereiro deste ano, sendo uma iniciativa da Fapeam para estimular a atuação de pesquisadores no interior do estado.

O resultado do programa foi anunciado durante transmissão on-line pelo canal do YouTube da instituição.

O Painter tem a finalidade de fomentar atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica no interior do Amazonas, por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado. Espera-se a aplicação dos resultados do programa na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios.

Durante o anúncio, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, enfatizou o ineditismo do Painter e o compromisso da Fundação em estimular o desenvolvimento de ações e pesquisas do interior do estado.

“O programa está em consonância com o que estabelece o Plano Plurianual (PPA) e a política adotada pelo Governo do Amazonas. Em sua primeira edição, o programa teve mais de 100 propostas submetidas, com um resultado de 65 projetos aprovados por mérito, o que destaca a importância da confiança dos pesquisadores em acreditar nesta iniciativa”, ressaltou.

Para o secretário da Sedecti, Jório Veiga Filho, o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) tem uma grande preocupação com o apoio ao interior. “Hoje, temos um resultado de 65 projetos aprovados, com 14 municípios participantes, o que demonstra o acerto que foi a decisão de levar um plano específico para o interior. As pesquisas feitas por cada um desses proponentes permitem que, desde os seus municípios, possam contribuir para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do nosso estado e através da Fapeam, ter todo o apoio que necessitam para que isso se faça realidade”, enfatizou.

Foto: Érico Xavier/Fapeam

spot_img