25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Fapeam divulga resultado da 1ª chamada do Parev

Programa apoia a realização de eventos de cunho científico e tecnológicos no Amazonas

Com um aporte financeiro da ordem de R$450 mil, um total de 11 propostas foi aprovada na 1ª chamada do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos do Estado do Amazonas (Parev), edital 009/2018. O Programa é uma ação do Governo Amazonino Mendes por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A chamada contempla eventos a serem realizados de março a junho de 2019. Todos serão sediados no Amazonas, sendo seis eventos regionais, três nacionais e dois internacionais.

Segundo o diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis, os congressos oportunizam que pesquisadores de diversas áreas do conhecimento visitem a região Amazônica e possibilitam a troca de conhecimento e experiências no âmbito regional, nacional, internacional.

“Faz parte da estratégia do Estado realizar ações que proporcionem aos estudantes, pesquisadores e à comunidade amazonense a integração com pesquisadores de outros estados e países para disseminar ainda mais o conhecimento do Amazonas”, disse.

2ª chamada – A Fapeam recebe até o dia 19 de fevereiro de 2019 as propostas dos interessados em submeter projetos na 2ª chamada do PAREV, edital 009/2018. Essa chamada conta com recurso da ordem de R$750 mil e contempla eventos ocorrentes de junho a dezembro de 2019.

Conforme o edital, a publicação com os resultados das propostas serão divulgadas em março 2019.

Um dos requisitos para participar do edital é ter vínculo empregatício com instituição de pesquisa e ensino superior, centros de pesquisas, órgãos públicos sediados ou com unidade permanente no Amazonas, a partir de agora denominados instituição executora do evento e ter título de doutor.

A proposta deverá ser apresentada em versão eletrônica por intermédio do formulário contido no Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam), disponível na página eletrônica da Fapeam, no endereço http://www.fapeam.am.gov.br.

Para acessar o formulário eletrônico, o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastramento no banco de pesquisadores da Fapeam, no endereço supracitado. Além do envio do Formulário on line, via SIGFapeam, a submissão da proposta requer também a apresentação de Documentação Complementar a ser anexada ao sistema, conforme detalhado no edital.

Parev – O programa apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação: congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui