33.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Fapeam e Sedecti assinam Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Programa Dados Abertos na secretaria

O termo possibilita acesso e maior transparência às informações, bem como a melhoria nos serviços prestados pela Sedecti

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti) assinaram, nesta sexta-feira (19/01), o Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Programa Dados Abertos na secretaria, a exemplo do que já é realizado na Fapeam. O acordo foi firmado na sede da Fundação, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, e visa promover pesquisas científicas em áreas prioritárias para o fortalecimento e institucionalização de Dados Abertos da Sedecti.

O documento foi assinado pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, e o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa. A parceria entre as duas instituições tem o objetivo de realizar estudos relacionados à melhoria e ao aprimoramento científico e tecnológico dos serviços, processos e produtos relacionados ao desenvolvimento econômico da ciência, tecnologia e inovação no estado do Amazonas no âmbito do Programa de Institucionalização de Dados Abertos – Open Dados. 

Durante a cerimônia, Márcia Perales destacou que a Fundação lançou, em julho, o Programa Dados Abertos Fapeam 2023-2025, que permite acesso a informações sobre investimentos, programas, fomento a pesquisas científicas básica, aplicada e tecnológica, de forma acessível e transparente, e que também contribui para o fortalecimento do Movimento Global da Ciência Aberta.  

Sobre a parceria com a Sedecti, a diretora-presidente da Fapeam reforça que a ação irá permitir que os dados que já existem e que já estão disponíveis pela secretaria sejam melhor organizados para que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo tenha acesso para obter as informações precisas em relação à Sedecti.  

“Foi feito todo um trabalho no acordo de cooperação, justamente para possibilitar que a Sedecti institucionalize o seu Programa Dados Abertos. É um passo importante para fortalecer, ainda mais, outras parcerias que virão. Estou muito feliz pela parceria com a Sedecti, nossa secretaria de vínculo, principalmente por todo apoio do secretário Serafim Corrêa, fortalecendo ainda mais essa união”, acrescentou Márcia Perales. 

Na mesma linha, o secretário Serafim Corrêa afirmou que o Programa Dados Abertos significa disponibilizar para o mundo informações de dados com transparência e credibilidade. “O ponto chave do Programa é possibilitar que todos tenham acesso à informação. Isso significa transparência e compartilhar conhecimento. Me sinto muito feliz por viver esse momento”, completou o secretário. 

Participaram da cerimônia a diretora técnico-científica da Fapeam, Marcia Irene Mavignier, a secretária executiva de Planejamento da Sedecti, Sonia Janete Guerra dos Santos Gomes, entre outros secretários executivos da Sedecti: Gustavo Adolfo Igrejas Filgueiras; Jeibi Medeiros da Costa; Paulo Gilson Ferraz Afonso; Adriano Santos Monteiro e Tayana Rubim Batista. 

FOTOS: Nathalie Brasil/Decon Fapeam

spot_img