24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Fapeam empossa novos membros do Conselho Superior da Instituição

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou nesta terça-feira (07/07) a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da instituição. Durante a sessão foram empossados, com efeito retroativo, os dez novos membros para cumprimento de mandato referente ao biênio 2019/2021.

A reunião ocorreu on-line e, após a posse dos novos conselheiros, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, apresentou aos membros o trabalho desenvolvido na fundação referente ao ano de 2019 e ao primeiro semestre de 2020, além de atividades que estão programadas para os próximos meses e para o ano vindouro.

Foi destacado, em 2019, o lançamento de 19 programas de apoio à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), desenvolvidos de acordo com as linhas de ação da Fapeam. Além disso, foram apresentados o aprimoramento do sistema de cadastro do pesquisador, os resultados de pesquisa de satisfação realizada pela Fap, estudo técnico sobre a estrutura administrativa e projeto de ampliação da antiga sede, dentre outras realizações.

Neste primeiro semestre de 2020, já foram lançados dez programas com destaque também para editais direcionados ao enfrentamento da Covid-19. Outras ações estão programadas para segundo semestre.

“Para 2021, a Fapeam prospecta realizar concurso público para o quadro de pessoal efetivo da instituição, iniciar as obras de recuperação e ampliação da antiga sede, além de dar continuidade às ações programadas por linha de ação”, disse Márcia Perales.

Na oportunidade, os novos membros aprovaram os relatórios administrativos, financeiros e técnicos, sendo esta uma das competências do Conselho Superior.

Participaram também da posse as diretoras técnico-científica, Marcia Irene Andrade, e administrativo-financeira, Kathya Thomé, da Fapeam.

Membros do Conselho – O Conselho Superior é formado pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório de Albuquerque Veiga Filho, que preside o Conselho, bem como pelos membros Alessandra Campelo da Silva (Assembleia Legislativa do Estado – Aleam), Katia Luz Torres da Silva (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCecon), Euler Guimarães Menezes de Souza (Empresa de Base Tecnológica), Altigran Soares da Silva (Universidade Federal do Amazonas – Ufam – Empresa de Base tecnológica), Solange Dourado de Andrade (Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado – FMT-HVD), Rosemary Costa Pinto (Universidade do Estado do Amazonas – UEA), Cristina Maria Borborema dos Santos (Universidade Federal do Amazonas – Ufam), Antônia Maria Ramos Franco Pereira (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa), Celso Paulo de Azevedo (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa) e Sérgio Luiz Bessa Luz (Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/ Fiocruz Amazônia).

FOTO: Érico Xavier/Fapeam

spot_img