Amazonas Notícias

Fapeam inicia visitas técnicas a empresas contratadas pelo Programa Centelha 2 

A equipe técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), responsável pelo Programa Centelha 2 – edital 014/2021, deu início ao cronograma de visitas técnicas às empresas contratadas pelo Programa, nesta segunda-feira (19/02). Durante o período da atividade, a ser realizada de 19 a 27 de fevereiro, serão visitadas as instalações das 34 empresas contratadas pelo Programa.

A realização de visitas técnicas às empresas faz parte da quinta etapa, referente ao acompanhamento da metodologia do Programa Centelha, que consiste na verificação das atividades desenvolvidas para que os empreendedores possam desenvolver suas empresas. As visitas online e presenciais têm por objetivo acompanhar a evolução dimensional das empresas contratadas pelo programa.

As visitas online começaram pelas empresas que estão localizadas no interior do Amazonaspor meio de uma apresentação virtual por parte do pesquisador informando o status atual da execução técnica do projeto, além da descrição e detalhamento referente às instalações físicas da empresa.

As empresas visitadas na plataforma online foram às empresas A. G. de A. Filho & K. B. de Almeida Ltda, localizada no município de Maués (distante 276 quilômetros de Manaus), Magnus Amazônia Biotecnologia Vegetal Ltda, do município de Itacoatiara (176 quilômetros de Manaus) e à empresa Campo Fértil Agroindústria e Comércio de Frutas Ltda, no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus).

A diretora técnico-científica da Fapeam, Marcia Irene Andrade Mavignier, destaca que a visita técnica é uma etapa necessária do acompanhamento, na qual a equipe do Programa Centelha realiza uma série de perguntas acerca da maturidade do empreendimento, após seis meses de operacionalização do Programa, como forma de acompanhar e verificar rotas, ajustar caminhos para que, de fato, ao final do período da vigência do edital o empreendimento seja um sucesso.

“Alguns empreendimentos já se encontram na fase de encubação, um fator positivo do Programa Centelha. Esperamos com as visitas técnicas poder acompanhar mais de perto os negócios inovadores que foram contemplados no edital Centelha 2. Foram escolhidas 50 empresas depois de um longo processo de submissão, análises de etapas e fases. Neste momento, a equipe acompanha 34 empresas, acrescentou a diretora.

Sobre o Centelha 2

O Programa Centelha 2 é um programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (Faps), cujo objetivo é estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) a geração de empresas de base tecnológica, a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado do Amazonas.

FOTOS: Nathalie Brasil/Fapeam

Relacioandos